Destaque Mulheres Inspiradoras Mundo Empresarial

Ana Raimundo – Marcar pela diferença para ajudar a concretizar Sonhos

Ana Raimundo trocou um emprego e salário certos pela incerteza da consultoria imobiliária. Hoje, consultora imobiliária da Remax Plus, é uma história de superação e sucesso, um exemplo que o ramo do imobiliário não se trata apenas de vender casas.

Negócio de vento em popa. A expressão usada na linguagem náutica é uma boa metáfora para a atual fase do mercado imobiliário nacional e também para os 7 anos de Ana Raimundo enquanto consultora imobiliária. Em 2013 viu a sua vida dar uma volta de 180 graus quando decidiu começar a trabalhar na incerteza do ramo imobiliário, inicialmente conciliando em part-time com o seu emprego num hipermercado.

Muniu-se da sua formação em Marketing para avançar para uma mudança na sua vida. Convicta de paixões e movida pelas relações interpessoais do dia a dia envergou na Remax Plus, na região do Grande Porto, para alterar por completo o rumo da sua vida. A escolha pela rede foi, segundo Ana Raimundo, algo natural. “Foi a marca que melhor se adaptou a mim. Todas as características e valores que se encontram na minha pessoa estavam reunidos na marca Remax Plus, foi uma escolha fácil”, explicou.

Se é certo que no ramo imobiliário os primeiros passos são sempre os mais incertos, para Ana Raimundo, as pisadas seguiram quase de forma natural, sem sentir dores de crescimento, afinal, era como se estivesse na sua praia. “Entrei e comecei logo a faturar, mas isso não foi o mais importante”.

À medida que ia crescendo enquanto profissional, ia percebendo as reais motivações do que fazia. “O facto de conseguirmos ajudar as pessoas a concretizar um sonho e um objetivo de vida é o melhor que pode acontecer em qualquer trabalho. As pessoas associam muito este trabalho a compra e venda de casas, mas é muito mais do que isso, é um negócio de relações que muda completamente a vida das pessoas”.

Para ter sucesso na área da consultoria imobiliária, é preciso estar preparado para correr a maratona, sem esquecer de apostar em formação de qualidade. A Ana Raimundo nunca parou nesta longa maratona. Procurou sempre manter-se atualizada ao seu tempo sem nunca parar de aprender e de se formar. E se existem segredos por detrás do sucesso que Ana tem tido, este será certamente um deles. Mas há outro, talvez ainda mais relevante, acreditar nos sonhos dos clientes e lutar por eles como se fossem seus. Aliás ao longo da entrevista não foi preciso dizê-lo, para se perceber que este é uma das razões para fazer de cada cliente um amigo.

Ao longos dos sete anos desta jornada são mais de 400 clientes que “ajudou a concretizar os seus sonhos”, e apesar de no início ser difícil dar-se a conhecer, hoje são muitos os negócios que concretiza por ser referenciada. “Isso é de facto uma honra porque significa que foram realmente bem-aconselhados”.

Ana Raimundo sublinha ainda o acompanhamento do serviço pós-venda e a dedicação e profissionalismo que emprega em cada cliente. “Explico todos os detalhes do processo e depois há um serviço praticamente de chave na mão, o cliente entrega-nos o imóvel e o resto é tudo tratado por nós, tanto da parte burocrática como de documentação, crédito de habitação e até, se necessário, a construção. Tratamos de tudo até à escritura, o cliente não tem de se preocupar com nada. No fundo há um acompanhamento constante e as pessoas sentem segurança”.

Fruto deste trabalho, são vários os prémios e distinções que tem recebido ao longo dos anos, aliás, em sete anos foi sempre anualmente premiada pela Remax Portugal. Entre as várias distinções destaca-se ainda a certificação no mercado de Luxo atribuído pela Remax Collection.

Novas formas de comunicar

Como tantas outras profissões, a área da mediação imobiliária está em transformação, perante as novas necessidades dos consumidores, a situação pandémica da COVID-19 e um maior acesso a informação digital, coloca-se o desafio da adaptação do modelo de negócio, com consultores que devem ser capazes de prestar um serviço cada vez mais personalizado com qualidade, transparência e conforto para o cliente.

Ciente desta realidade a Ana Raimundo adaptou-se aos novos tempos e aliou as vantagens da tecnologia à sua forma de trabalhar. Apesar de ser muito dinâmica nas redes sociais, destaca-se a criação do seu site (www.afraimundo.pt).

No site, os clientes podem encontrar toda a informação e tirar dúvidas sobre o processo de compra e venda de imóveis. Está interligado com o site da Remax (www.remax.pt/afraimundo) onde é possível fazer uma visita online aos imóveis, esclarecer dúvidas e marcar visitas.

No site após a visita, existe um relatório confidencial que serve para limar as arestas de um serviço de enorme primor. “Todos os relatórios de visitas são importantes, primeiro o cliente é mais fiel e verdadeiro no que diz, e quando está na sua área de conforto acaba por dar uma opinião mais fidedigna e com isso conseguimos perceber realmente o que as pessoas gostam mais, o que gostam menos e sabermos o que temos de melhorar”.

Focada na região norte, e com maior incidência na região do Grande Porto e na região da Maia, Ana Raimundo é uma consultora imobiliária inovadora. Conhecedora do processo de compra e venda ao detalhe, é também uma profissional que dá tudo de si para concretizar os sonhos dos seus clientes. “Pode parecer um chavão, mas este é um negócio de pessoas, e a pessoa tem de ficar satisfeita em todo o processo, ter a certeza que comprou ou vendeu ao melhor preço, que teve o melhor crédito, e isso é o mais importante para uma relação de confiança”.

Por fim, mas provavelmente o mais importante, é gostar do que se faz, um conselho deixado entre linhas de quem se concretiza ao realizar os sonhos dos outros.