Gastronomia | Vinhos

OndaMar: Um mar de sabores

O OndaMar by Furnas está localizado no centro da Ericeira, com a praia e o mar à espreita. O espaço reaberto em novembro de 2018 ganhou uma nova vida desde então e tem multiplicado motivos para que seja de passagem obrigatória. A portugalidade não é esquecida, mas são os mariscos os reis do cardápio.

Não se pode dizer que o OndaMar é uma novidade na Ericeira, mas desde novembro de 2018 que a mudança de gerência levou o restaurante a ressurgir de uma forma completamente diferenciada. Desde o espaço ao serviço, tudo mudou, e para melhor. Apresenta-se com um conceito de fusão entre o marisco e a cozinha tradicional portuguesa, garantindo sempre a frescura de todos os produtos utilizados.

A gerência mudou. E, com ela, a ementa. O espírito do sítio, esse saiu reforçado: ali, como o nome promete, serve-se o mar e a portugalidade. Com um toque de modernidade, é certo, mas sem perder de vista o que mais importa, que tudo saiba bem e a português.

Luísa Lourenço é a responsável por reinventar uma casa de referência que começava a cair no esquecimento. A sua experiência na restauração é vasta e são necessárias poucas palavras para perceber de imediato toda a paixão que entrega à sua profissão. Empenhada e determinada e com um toque empreendedor que lhe é tão natural quanto o rigor que a levou ao sucesso. Trabalha na restauração desde os 18 anos e desde 1996 iniciou o seu primeiro empreendimento na restauração, o Esplanada Furnas. O sucesso levou a que se seguissem novas apostas como o Marisqueira Furnas (2007) e o Luminosa by Furnas (2016).

De volta ao OndaMar, destacamos a mestria das mãos que estão atrás do fogão. A Chef Alexandra assume a arte gastronómica de uma casa onde o marisco e o peixe são os reis da carta. “Temos bom peixe da costa e estamos muito direcionados para o marisco, até porque são os pratos mais procurados, bem como a sopa rica do mar, um dos pratos típicos da Ericeira”, destacou Luísa Lourenço. Contudo, “temos também vários pratos de carne, bifes de lombo, posta mirandesa, picanha. Para além de sermos uma marisqueira, temos um pouco de tudo o que é tradicional da cozinha portuguesa”, prosseguiu a gerente.

Não esquecendo a harmonização vínica, importante em qualquer espaço de restauração, destaca-se os vinhos da região, principalmente os da adega de santana e os da adega mãe, no entanto a carta inclui uma panóplia variada de vinhos, de norte a sul do país. Passando pelas sobremesas, o principal destaque recai sobre a tarte de maçã, “feito com maçã saloia da região e que é servida com uma bola de gelado e ainda quente” sublinhou Luísa Lourenço sobre uma das principais delícias da casa.

O OndaMar promete ser diferente não só pelos sabores do mar, mas também pela qualidade do serviço que oferece. Deixamos a certeza de uma experiência de excelência. Além disso, aos sábados à noite, há música ao vivo que garante aprimorar a excelência de toda a experiência.

O espaço do restaurante é amplo com capacidade total para 350 pessoas e divide-se em quatro salas: uma onde pode desfrutar de um magnífico pôr-do-sol sobre o mar; duas delas destinadas a eventos; e a sala principal, que é bastante espaçosa e com muita luz. No meio está um aquário onde pode ser escolhido o marisco. Importante ressalvar um espaço exterior, onde existe um parque com um parque de estacionamento com capacidade para mais de 200 veículos.