Arquitetura, Design e Decoração

21Atelier.arq: Arquitetura à medida de cada

O 21Atelier.arq é a escolha ideal para quem procura soluções na área de arquitetura. Assinados por Gabriel Santágueda Claro os projetos que aqui se fazem têm um vinco criativo próprio, sendo otimizados à medida da vivência de cada cliente.

Gabriel Santágueda Claro é licenciado em arquitetura pela Universidade Lusíada de Lisboa. Assim que terminou a formação, realizou um estágio no Atelierdavila.RGV, em Azeitão, onde adquiriu as primeiras valências e práticas da arquitetura. Desde 2006 colaborou com uma equipa de projetos de urbanismo e arquitetura, tendo contribuído para a internacionalização de um atelier familiar, em Almada. Esta experiência profissional durou cerca de 10 anos e neste período foram desenvolvidos inúmeros projetos e estudos, não havendo muito contacto com a fase de obra.

A experiência e vontade em ter maior contacto direto com os clientes e a fase de obra despertou no arquiteto a vontade de arriscar, e começou a desenvolver projetos a título pessoal, nascendo assim o 21 Atelier.arq. Apesar da maior parte dos projetos se situarem na margem sul do Tejo, no Seixal, a marca do 21Atelier.arq já chegou ao Montijo, Palmela e até à outra margem do rio, na grande Lisboa. A reabilitação também faz parte dos serviços do atelier e ocupa cerca de 15 por cento do total de obras realizadas, mas é uma área em que o arquiteto considera “cada vez mais haver muito por explorar”.

Atualmente, Gabriel Santágueda Claro coordena todos os projetos, sendo o trabalho desenvolvido articulado com uma equipa de engenheiros, que assegura a qualidade dos projetos, junto dos clientes, fazendo acompanhamento de obra. Por este motivo, o 21Atelier.arq tem capacidade de dar resposta chave na mão ao cliente.

Este processo começa no terreno onde o arquiteto, além de conhecer a tela para a sua criação, explora todas expectativas do cliente. Depois surge a conceção a três dimensões do projeto que é apresentado ao cliente. As alterações e adaptações são sempre bem recebidas e o diálogo aberto é um selo que o 21Atelier.arq se orgulha de ter.

Para Gabriel Santágueda Claro, a arquitetura deve adaptar-se às necessidades e vivências do cliente, sendo uma das premissas para explorar a sua veia criativa – “um detalhe que nos possa identificar, um apontamento estético que surpreenda e vá ao encontro do que o cliente procura”.

Quando os ajustes finais estão acertados e o projeto começa a ser executado em obra, o foco mantém-se mas numa vertente ligada ao apoio à construção. O número de visitas à obra não está adjudicado à partida, mas é definido consoante as necessidades de cada projeto e a disponibilidade para atender a dúvidas não cessa.

O acompanhamento e a personalização são os pontos fortes do 21Atelier.arq e “é essa a imagem que se pretende projetar”, explica Gabriel Santágueda Claro, acrescentando que “os clientes têm ficado satisfeitos”. Desta forma, o futuro irá passar precisamente pela aposta na continuidade da sua missão.