Arquitetura, Design e Decoração

Para lá das contas, a engenharia é muito mais que uma base estrutural

A Enes Consulting Engineering é uma empresa de serviços integrados de engenharia. Com resposta em todas as especialidades, a empresa demarca-se por um serviço complementar de consultoria e uma proximidade com o cliente.

A engenharia pode ser uma área que passa quase despercebida ao olhar mais comum, mas a verdade é que todo o edifício tem como bases estruturais, mas não só, as engenharias. Com o objetivo de entender melhor os ‘cálculos’ que estão na base de um projeto de engenharia, a IN Corporate foi conhecer a Enes Consulting.

O edifício tipicamente portuense no qual a empresa está sediada, na rua da Torrinha, não revela a grandiosidade do escritório, nem a sua capacidade.

Nuno Enes

A Enes integra quase 20 profissionais, na sua maioria engenheiros, que entre cálculos e desenhos vão erguendo e estruturando edifícios. Há um conforto evidente, um ambiente sossegado, em sintonia com um espaço devidamente preparado, e uma comodidade assente.

Quem nos apresenta a Enes Consulting é o próprio administrador, Nuno Enes, também ele engenheiro, com mais de duas décadas de experiência. “Este projeto iniciou-se no final de 2017, mas antes disso existia uma base com cerca de 20 anos. A Enes é o resultado de uma empresa de dois irmãos, que optaram por separar alguns serviços de forma a dar uma melhor resposta e propor uma melhor oferta ao mercado.”

Focados no mercado nacional a empresa abrange todas as áreas da engenharia: “damos resposta a qualquer proposta. Não temos arquitetura, mas trabalhamos em parceria com alguns arquitetos, tendo algumas situações em que apresentamos o conjunto de serviços completo.”

No entanto, para Nuno Enes, a principal função da área da engenharia é, “numa fase de estudo prévio, apresentar as várias soluções ao cliente em conjunto com a arquitetura, e se possível, incorporar o conhecimento e «saber fazer» de mais de 25 anos. Isso é o aspeto fundamental da construção”. Acrescenta ainda que “internamente, sempre que nos aparece um edifício novo, a nossa intenção é pensá-lo como um conjunto edificado e não só numa especialidade. Para a arquitetura contribuímos com ferramentas de conhecimento que será organizada e utilizada pelos arquitetos.”

Apesar do sucesso da empresa, Nuno Enes destaca dois grandes desafios: o marketing e a tesouraria. “É óbvio que o aspeto financeiro é a base de qualquer empresa. Temos como recurso principal as pessoas, para os quais a empresa tem as suas responsabilidades mensais, embora do outro lado, hajam clientes que não o façam também”, destacou.

Em conclusão, Nuno Enes ressalvou a importância de se mudarem mentalidades sobre a sustentabilidade. “Esta é uma preocupação que está na nossa génese e os edifícios de alta performance energética já são uma preocupação há muitos anos, se possível verdes, amigos do ambiente, mas é preciso haver uma mudança de cultura nos métodos construtivos. Estão a surgir novas tecnologias e é preciso acompanharmos essa evolução”.