Ação Social

“Sentimos orgulho de numa terra pequena conseguirmos apoiar todas as idades”

Vimeiro é uma pequena freguesia do concelho de Alcobaça. Talvez por essa mesma razão seja de admirar que ali exista uma Santa Casa de Misericórdia com um completo serviço de respostas sociais.

O ano de 1993 marcou o surgimento da SCM de Vimeiro. “Na altura através de um grupo de paroquianos que sentiam a necessidade de dar apoio aos idosos da freguesia”, quem o conta, é o atual provedor, Miguel Almeida. “Iniciamos com o Apoio Domiciliário no final de 1993 e com o centro de dia em meados de 94, ainda em instalações precárias, e de seguida conseguimos um protocolo com a segurança social para o financiamento dessas mesmas valências. Algum tempo depois alargamos para o ATL, jardim de infância e a creche”.

No início do novo milénio “construímos o nosso edifício sede para onde transferimos todos os nossos serviços”. A instituição foi crescendo e criando bases para que no ano de 2016 concretizasse uma das premissas iniciais, a criação de uma Estrutura Residencial para idosos: “Era uma ambição muito antiga da população e da Misericórdia. Com esta infraestrutura conseguimos terminar um ciclo de valências, que vai da creche ao lar da terceira idade. Tínhamos de facto esta necessidade porque era necessário dar este tipo de resposta e completarmos o leque completo na oferta de valências. Sentimos o orgulho de numa terra pequena conseguirmos abranger todas as idades e todos os serviços”, realçou Miguel Almeida.

É importante realçar que o edifício que serve a valência de ERPI era pertencente da antiga Associação de Socorros. “Essa Associação estava com grandes dificuldades financeiras e como solução nós encaixamos os serviços de ambulância que essa associação fazia e aproveitamos o edifício para a concretização do lar. Integramos os colaboradores e concluímos o edifício, destinando-o às novas funções da melhor forma possível”.

Na instituição há um espírito familiar, nos corredores, a alegria dos mais novos contagia também os mais velhos, e assim se pretende ser. “Quando fizemos a candidatura para o lar tivemos como prossuposto uma relação e um intercâmbio entre os mais novos e os mais velhos. São relações importantes para se criarem bases de valor”, explica o provedor.

A dimensão social da SCM de Vimeiro estende-se para lá das valências e dos seus utentes. Ali trabalham aproximadamente 50 colaboradores. Com uma estrutura “tão grande”, integrada numa pequena aldeia, Miguel Almeida destaca o principal desafio: a gestão financeira. “Temos de ter muito rigor nos custos. Temos um serviço de qualidade, que as pessoas reconhecem e recomendam, no entanto temos de ter mensalidades “simpáticas” e adequadas às dificuldades da região. A isso acresce o desafio de acompanhar as subidas de salários mínimos e dos custos de energias, e do IVA e tudo isso sem uma comparticipação equivalente pelo estado”.

Apesar de tudo isso a instituição não para de crescer e Miguel Almeida esclarece: “O segredo do sucesso é o esforço de toda gente que aqui trabalha na prestação de serviços de qualidade com o apoio incondicional da Mesa Administrativa”.