Turismo

Mude o seu destino, onde se mudou o de Napoleão

Centro de Interpretação das Linhas de Torres em Sobral de Monte Agraço
Centro de Interpretação das Linhas de Torres em Sobral de Monte Agraço

…é tudo o que pode e deve fazer em Sobral de Monte Agraço. Num especial sobre turismo militar, esta é uma visita obrigatória, ou não ficassem aqui as Linhas de Torres, o maior e mais eficaz sistema defensivo da Europa .

O que existe no município de Sobral de Monte Agraço relativamente a turismo militar?

O município de Sobral de Monte Agraço é atravessado pela primeira linha defensiva de Lisboa, construída a norte da cidade, a par de outras duas, com o objetivo de proteger a capital da terceira invasão francesa. No nosso território situam-se oito dos 152 fortes, edificados em 1809-10, os quartéis-generais dos comandantes ingleses que ficaram indelevelmente ligados à defesa de Portugal – Duque de Wellington e William Beresford – o posto de comando tático e vários troços de estradas militares, ainda visíveis por quem calcorreia este património.

Como dinamizam este género de turismo, no geral, e as Linhas de Torres, em particular?

O Centro de Interpretação das Linhas de Torres está aberto de terça a domingo, com uma exposição e um serviço educativo que ajuda o visitante a contextualizar- se com o tema das invasões francesas e da cidadania global. A partir dali pode visitar o Circuito do Alqueidão e conciliar com a oferta gastronómica e de vinhos da região, com várias experiências e eventos que decorrem durante o ano. Entre maio e outubro realiza-se o Explor(A)queidão, um ciclo de atividades que dá a conhecer e usufruir este património, sob diversas perspetivas.

As Linhas de Torres são o maior e mais eficaz sistema defensivo na Europa. Para muitos portugueses, essa informação é ainda pouco conhecida. Em que medida é que esse sistema conseguiu mudar o rumo da História de Portugal?

Depois da derrota frente às Linhas de Torres, o exército de Napoleão nunca mais voltou a ter a iniciativa na Guerra Peninsular. O que aconteceu aqui restituiu a soberania portuguesa e foi inspiração e esperança para outros povos e nações europeus.

Que novidades/invenções foram criadas nessa altura? Falou-nos de um telégrafo ótico que, mesmo nos dias de hoje, é visto como inovador.

Sim, foi uma adaptação do sistema de comunicação da marinha inglesa que, pela primeira vez, foi usado em terra. Permitia comunicar de um extremo ao outro da Linha em apenas sete minutos, numa distância de 80 quilómetros entre o Tejo e o Atlântico.

Quando e como é que nasceu o Centro de Interpretação das Linhas de Torres (CILT)?

Nasceu em 2011, fruto do investimento que o município vinha a fazer na preservação e divulgação do seu património militar. Disponibiliza visitas orientadas, audioguias, uma oferta educativa anual e ferramentas que ajudam na interpretação deste património.

Em que consiste o Circuito do Alqueidão?

É um circuito de visita ao ar livre, a cinco quilómetros da vila de Sobral de Monte Agraço. Nele é possível percorrer os trilhos que ligam os Fortes do Alqueidão, Machado, Novo e Simplício cuja missão foi proteger a capital da invasão napoleónica. Está sinalizado com placas direcionais, pedestres e interpretativas.