Atualidade Covid-19

Italiano com 101 anos sobreviveu à COVID-19 e à gripe espanhola e é o rosto da esperança

Mais um cidadão italiano junta-se à lista de idosos que conseguiram recuperar da COVID-19. No entanto, este tornou-se em poucos dias um símbolo de esperança por ter já completado 101 anos e ter sobrevivido à gripe espanhola.

Itália é um dos países mais afetados pela pandemia do novo coronavírus e os últimos dados indicam 101,739 infetados e 11,591 vitimas mortais a lamentar. Todavia, é também desse país que chega agora um sinal de esperança.  

Felizmente existem cada vez mais casos de doentes recuperados da COVID-19. A esta lista junta-se, agora, um paciente de Rimini, no norte de Itália, que recebeu alta hospitalar e foi autorizado a ir para casa, contra todas as expectativas, dados os seus 101 anos de idade.

O paciente, torna-se, assim, uma das pessoas mais velhas a recuperar de uma infeção de um vírus que afeta sobretudo idosos. E como se isso não fosse bastante,  esta é a segunda epidemia que enfrenta e sobrevive para contar a história. O Senhor P., como foi identificado pelos meios de comunicação locais de Rimini, nasceu em 1919, no meio do pico da gripe espanhola, que infetou cerca de um terço da população mundial.

Em meados de Março, o homem foi admitido no hospital da cidade depois de apresentar alguns sintomas. Esta semana, segundo contou a vice-Presidente da Câmara Municipal de Rimini, Gloria Lisi, à  Remini Today e News Remini, o paciente de 101 anos foi dado como “recuperado” e pode voltar para casa dos seus familiares.

“O Senhor P. ensinou-nos que mesmo aos 101 anos o futuro não está escrito. A sua recuperação verdadeiramente extraordinária dá-nos esperança para o futuro”, acrescentou Lisi.