Atualidade Covid-19 Cultura | Património Notícias

One World: Together at Home, artistas unidos no maior evento musical global em tempo de pandemia

A iniciativa “One World: Together at Home” é promovida pela Global Citizen e pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A apresentação deestará a cargo de Jimmy Fallon, Jimmy Kimmel e Stephen Colbert e será emitido para todo o mundo no próximo sábado, 18 de abril.

Tal como nos anos oitenta o solidário Live Aid fez história, o One World: Together At Home, que será transmitido em direto pela Rádio Comercial e pela TVI, também fará. O evento solidário (e global) vai juntar duas mãos cheias de estrelas paa ajudar os profissionais de saúde que lutam contra a Covid-19. One World: Together At Home, organizado pela Global Citizen e pela Organização Mundial da Saúde, também tem a missão de angariar fundos que serão depois distribuídos pelas comunidades mais afetadas pela pandemia.  

A curadoria do evento é de Lady Gaga e terá como anfitriões os apresentadores norte-americanos Jimmy Fallon, Jimmy Kimmel e Stephen Colbert. Os três bons rapazes vão ter a preciosa ajuda das personagens caricatas da Rua Sésamo.

Lady Gaga, a curadoria do evento

Lady Gaga teve a cargo a seleção dos cantores e atores que vão aparecer no evento organizado pela plataforma Global Citizen e pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e que contará também com testemunhos reais de profissionais de saúde e famílias em todo o mundo.

O objetivo é celebrar os esforços de médicos, enfermeiros, bombeiros, socorristas, auxiliares e investigadores que lutam contra a pandemia causada pelo novo coronavírus, responsável pela doença designada por Covid-19.

Ao mesmo tempo, será recolhido dinheiro destinado ao Fundo de Solidariedade gerido pelas Nações Unidas para apoiar e equipar profissionais de saúde por todo o globo e ainda para fornecer ajuda a instituições sociais que fornecem comida, abrigo e cuidados de saúde aos mais necessitados.

No cartaz estão garantidas as presenças de Eddie Vedder, Sir Elton John, Billie Joe Armstrong (Green Day), Sir Paul McCartney, Stevie Wonder, Chris Martin (Coldplay), John Legend, Billie Eilish e o irmão, Finneas, Lizzo, Alanis Morissette, Maluma, Andrea Bocelli, J Balvin, Burna Boy, Keith Urban, Kacey Musgraves, Idris and Sabrina Elba, Lang Lang, Kerry Washington, Priyanka, David Beckham, entre outros. Como tem sido a rotina por estes dias, cada um dos artistas irá atuar a partir de casa. 
O super evento solidário, que terá eco no mundo inteiro, vai contar também com vários testemunhos de profissionais de saúde que estão diariamente a lutar contra a doença. 

Numa nota publicada no site da OMS, Hugh Evans, co-fundador e diretor-executivo da Global Citizen, explicou que, além honrar e apoiar “os esforços heroicos dos profissionais de saúde de todas as comunidades, o One World: Together at Home procura também funcionar como uma fonte de unidade e de incentivo à luta global contra a Covid-19”. “Através da música e entretenimento e do seu impacto, todo o elenco que reunimos vai celebrar, ao vivo, todos aqueles que arriscam a sua própria saúde para proteger a de todos os outros.”

António Guterres disse que, na ONU, “estamos, por isso, muito orgulhosos de unirmos forças com o One World: Together at Home para ajudarmos a suprimir a transmissão do vírus, minimizar os impactos socioeconómicos na comunidade global e trabalhar juntos para promover as metas globais para o futuro. Não há um argumento mais importante para a ação coletiva do que a nossa resposta conjunta à Covid-19. Estamos nisto juntos e vamos ultrapassar isto juntos”, apontou o secretário-geral da ONU, citado na mesma nota.

“One World: Together at Home” será transmitido em praticamente todos os principais canais de televisão da América do Norte e Reino Unido, ainda através da MTV para mais de 180 países (incluindo Portugal), online pelas plataformas Amazon Prime Video, Apple TV+ e You Tube, e nas redes sociais Twitter, Instagram e Facebook.

Em Portugal, os concertos em direto poderão ser acompanhados na TVI e na MTV. Na estação de Queluz de Baixo, na noite de sábado para domingo, a emissão arranca à meia-noite com o Rui Maria Pêgo e a Rita Rugeroni. Uma hora depois arrancam os concertos com comentários de Diogo Beja e Nuno Markl! O One World Together at Home volta a passar na Rádio Comercial, em diferido, no domingo, entre as 16h e as 18h.

O evento será transmitido também online (Alibaba, Amazon Prime Video, Apple, Facebook, Instagram, LiveXLive, Tencent, Tencent Music Grup, TIDAL, TuneIn, Twitch, Twitter, Yahoo e YouTube) e simultaneamente nos principais canais norte-americanos (ABC, NBC, ViacomCBS Networks, e iHeart Media). No Reino Unido, os concertos serão transmitidos na BBC One no dia seguinte (19 de abril).

Neste momento crítico da história mundial, o Global Citizen também está a desafiar os filantropos de todo o mundo a unirem-se e apoiarem os esforços imediatos de resposta à COVID-19 da organização Give While You Live. Os investidores, decisores e líderes de fundações estão a ser incentivados a atualizar os seus donativos e a investir rapidamente em ações de combate à pandemia, como no desenvolvimento de vacinas e no fortalecimento dos sistemas de saúde.