Mundo Empresarial Turismo

Alandroal: A praia fluvial de Azenhas d’el Rei está pronta para o verão

A praia fluvial das Azenhas D’el Rei, no Alandroal, posiciona-se como mais um atrativo da região, já este Verão, quando terminarem as obras que prometem transformar o panorama na freguesia de Capelins. Este projeto, que aproveitou a beleza natural do local mantendo a vegetação já existente, localiza-se numa zona do antigo Guadiana e a “infraestrutura” segue a mesma linha de outras que estão em funcionamento no Grande Lago de Alqueva, como são exemplos as praias fluviais de concelhos como Reguengos de Monsaraz, Mourão e Amieira.

Os trabalhos, que se iniciaram em maio, já se encontram numa fase avançada que vai de encontro à expectativa de conclusão para o final de agosto. Este projeto da praia fluvial das Azenhas D’el Rei corresponde a um investimento próximo dos 700 mil euros, dos quais 300 mil são financiados pelo Turismo de Portugal e o restante montante suportado pela autarquia.

Situada nas margens do Alqueva, a praia fluvial das Azenhas D’el Rei terá um extenso areal, espaços verdes, um bar-restaurante com esplanada, balneários e sanitários, parque de merendas, estacionamento, ancoradouro, equipamentos de vigilância, zonas de recreio e acessibilidades para pessoas com mobilidade reduzida. Com esta praia a autarquia espera cumprir todos os requisitos necessários a nível de segurança e acessibilidades podendo assim acolher todos, sem exceções.

Uma das mais-valias da localização este projeto é que se situa em frente à sua homónima de Cheles e espera-se que seja um atrativo para as pessoas da região, tirando partido do que cada uma destas localidades tem para oferecer.

A Autarquia acredita que a infraestrutura terá um impacto muito importante na economia local, principalmente, na freguesia de Capelins onde será uma grande ajuda para atrair turistas e habitantes. Por norma quem vive em grandes cidades procura, em meios pequenos, uma fuga à realidade, nesta altura de pandemia essa procura aumentou, as pessoas tendem a procurar locais com menos gente onde possam sentir mais liberdade, mas ao mesmo tempo tenham opções de lazer e conforto. É esperado que as aldeias de Montejuntos e Ferreira de Capelins tenham uma maior procura, quer para turismo, quer para uma segunda habitação ou até mesmo para primeira habitação.

No entanto, a Praia das Azenhas D’el Rei é apenas a primeira concretização de investimento em áreas recreativas e de lazer no Concelho do Alandroal. Em Juromenha está projetado um Centro Náutico que mantém as valências de lazer e procura ser um centro interessante até devido à proximidade com Vila Real (Espanha), que possui um ancoradouro na margem oposta. Nas Águas Frias, no Rosário, está em fase de estudo prévio o desenvolvimento de um projeto semelhante ao de Juromenha, que terá um equipamento com o mesmo tipo de valências, que seja atrativo e potenciador do desenvolvimento da localidade.