Mundo Empresarial

Dê vida ao seu jardim com o Centro de Jardinagem Pina

Nuno Pina, CEO do Centro de Jardinagem Pina

Chama-se Centro de Jardinagem Pina, em Lagoa, e é um autêntico centro comercial de plantas, árvores e acessórios de jardinagem. Além disso, este ano foi também distinguida como PME Excelência, uma distinção que é fruto de 25 anos de muito trabalho e dedicação, como nos disse o administrador Nuno Pina.

Plantas, muitas plantas, de várias cores e de vários tamanhos: no Centro de Jardinagem Pina, localizado em Lagoa, não faltam escolhas para o seu jardim ou para dar vida às várias divisões da sua casa. No total são quatro hectares de plantas, árvores e o mais variado tipo de acessórios e produtos para jardins. Aqui o difícil é escolher, mas se tiver dificuldade existe uma equipa pronta a aconselhar da melhor maneira. Nuno Pina é o responsável por gerir esta empresa que foi reconhecida este ano como PME Excelência.

Com 25 anos de história, o empresário recorda a génese da JardiPina, que labora com o nome de Centro de Jardinagem Pina. Tudo começou através dos pais, que em 1996 quiseram alargar os serviços da Sanipina, uma empresa dedicada à agricultura e jardinagem. Com o intuito de diversificar esse negócio, criou a JardiPina, empresa a que Nuno Pina passaria a integrar e gerir na entrada do novo milénio (no ano 2000). Durante estes 25 anos o caminho “tem sido de muito trabalho e dedicação”, mas também tem sido “um caminho bom de se fazer”, refere Nuno Pina. Fruto deste trabalho, por ocasião das ‘bodas de prata’ foram presenteados com o reconhecimento de PME Excelência.

O principal negócio do Centro de Jardinagem Pina é a venda de planta e artigos para jardinagem e decoração. No meio da venda, há uma equipa preparada e formada para aconselhar sobre qualquer produto. “O serviço de consultoria é prestado de forma gratuita, com a ideia de servir sempre o cliente da melhor forma possível. A qualidade no serviço de acompanhamento é o que nos diferencia. O cliente desde que entra na nossa loja até que chega a casa e tem uma dúvida, tem um acompanhamento permanente, até porque todos os nossos clientes são os melhores clientes do mundo e devem ser tratados como tal”, destacou Nuno Pina. O Centro de Jardinagem Pina também desenvolve alguns projetos de jardins. “Temos um departamento técnico responsável pelo desenvolvimento dos projetos de jardins. Procuramos desenvolver sinergias com várias empresas para fechar o ciclo no que diz respeito ao jardim e, no fim, é o cliente que é valorizado com um trabalho mais especializado”.

De forma a fechar o ciclo de serviços oferecidos pelo Centro de Jardinagem Pina, Nuno Pina apostou recentemente no processo de produção. “Estamos em fase experimental ainda. No fundo, tentamos criar alternativas e, através da produção, reduzimos também a pegada ecológica, que é uma questão muito importante nos dias de hoje. Ao produzirmos evitamos o transporte e participamos de forma mais positiva em aspetos ambientais, que é parte do nosso produto”.

Quem mais compra por aqui é o cliente particular, mas Nuno Pina sublinha ainda o cliente profissional como jardineiros e empresas de jardinagem que procuram produtos diferenciados e de qualidade.

No entanto, este é um trabalho contínuo, “não se pode fazer férias, nós fechamos ao domingo, mas mesmo fechados tenho de cá vir pelo menos duas vezes para saber se o sistema de rega funcionou, se não houve um pico de temperatura… Só permitimos ter plantas de qualidade e para isso tem de haver um controlo muito grande, sem que nada falhe”, vinca o empresário.

Distinguidos pela primeira vez como PME Excelência, Nuno Pina realça a importância de querer melhorar e crescer, ano após ano. “Todos os anos fazemos investimentos, seja no melhoramento das infraestruturas ou em equipamentos. O próximo investimento passa pela aposta no mercado digital e na criação de uma loja online”. Mas no caminho do sucesso da empresa, Nuno Pina sublinha a importância daquilo que tem de mais importante: “Sou um empresário realizado no que diz respeito à equipa, todos os elementos são realmente muito bons. Eles estão sempre disponíveis e têm um nível de responsabilidade muito grande. Tenho a felicidade de ter esta equipa fantástica”.

Tendo sempre como “principal foco a satisfação do cliente”, Nuno Pina conclui firmando que o Centro de Jardinagem Pina irá continuar a primar pela qualidade dos seus produtos, tendo a certeza que este reconhecimento de PME Excelência é o primeiro de muitos e o continuar de uma caminhada que trará novos projetos.