Mundo Empresarial Turismo

Câmara de Fafe continua a investir na valorização da Barragem da Queimadela

Albufeira da Queimadela , em Revelhe, no concelho de Fafe, recebeu Bandeira Azul, pela primeira vez, e foi premiada com o Galardão de Qualidade de Ouro 2021 e a Bandeira das Acessibilidades.

A Albufeira da Queimadela, com uma área de 11 hectares, dispõe de uma importante valência na área de lazer, oferecendo uma praia fluvial, parques de merendas e condições para a prática de desportos náuticos não poluentes. Apresenta ainda a particularidade de integrar percursos pedestres com origem ou passagem na área da Albufeira, o que por si só representa uma mais-valia para a oferta turística do concelho.

Para todos aqueles que gostam de acampar e descansar num local seguro e agradável, existe na envolvência da
albufeira um Parque de Campismo e Caravanismo. Este ano, a praia da Alfubeira da Queimadela recebeu duas distinções importantes. Arrecadou o Galardão de Qualidade de Ouro 2021, atribuído pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza -, pela excelente qualidade da água balnear das praias portuguesas. Também pela primeira vez, a Albufeira da Queimadela foi galardoada com a Bandeira Azul, figurando na lista de 98 municípios distinguidos, pelo cumprimento de um conjunto de critérios relacionados com a Qualidade da Água Balnear, Informação e Educação Ambiental, Gestão Ambiental, Segurança e Serviços, Responsabilidade Social e Envolvimento Comunitário.

A Praia Fluvial da Albufeira da Queimadela tem à disposição lugares de estacionamento ordenado e gratuito, três lugares de estacionamento para pessoas de mobilidade condicionada junto ao espelho de água, acesso pedonal,
rampa de acesso ao areal. Tem, ainda, instalações sanitárias adaptadas, posto de socorros e vigilância diárias com
nadadores-salvadores sensibilizados e preparados para auxiliar todos os utilizadores, bar de apoio e aluguer de
equipamentos náuticos.

O Município de Fafe promove diversas práticas que melhoram as condições de desfrute da praia fluvial por parte dos utentes, considerando também as necessidades das pessoas com mobilidade condicionada. Estão disponíveis vestiários, duches, um bar de apoio, zonas sombreadas, atividades lúdicas acessíveis. Também, nesta praia fluvial, está disponível uma cadeira anfíbia que permite que pessoas com mobilidade condicionada possam entrar na água, ir a banhos e fazê-lo de uma forma segura, com o apoio dos nadadores salvadores, usufruindo, assim, de um espaço que é de todos e todas, fatores pelos quais tem garantido ao longo dos últimos anos a atribuição da Bandeira das Acessibilidades.

O Município de Fafe iniciou, entretanto, os trabalhos de prolongamento do percurso pedonal da Barragem de
Queimadela com a construção de novos passadiços que vão permitir melhores condições de circulação.
Recorde-se que a Câmara Municipal de Fafe assinou, em maio, um protocolo de colaboração com a Agência Portuguesa do Ambiente para a reabilitação das margens do rio Vizela, que consiste na consolidação e renaturalização
das margens do rio, no corte e limpeza de vegetação e trilhos ecológicos. Esta intervenção tem início na Aldeia do Pontido, na envolvente da Albufeira da Queimadela.