Mundo Empresarial Turismo

Na chegada a Fátima desfrute de Ourém, um verdadeiro museu a céu aberto

Para os peregrinos, o concelho de Ourém é a porta de entrada de Fátima e a última etapa do caminho até à chegada a um dos santuários mais visitados do mundo. Para quem visita, Ourém é um verdadeiro museu a céu aberto, com história, gastronomia e uma tranquilidade e fé, que apenas se pode sentir em Fátima… Luís Miguel Albuquerque, presidente da Câmara Municipal de Ourém, falou à IN sobre a valorização da Rota Carmelita e a recente requalificação do Castelo de Ourém.

Como se caracteriza a rota da Carmelita que atravessa Ourém e marca a chegada a Fátima?

A Rota Carmelita é um dos Caminhos de Fátima, ligando Coimbra à Cidade da Paz, através de um percurso inspirado na vida e na obra da Irmã Lúcia, um dos Três Pastorinhos na génese das Aparições de Fátima. O percurso liga o Carmelo de Santa Teresa, onde Lúcia de Jesus viveu grande parte da sua vida, ao recinto do Santuário de Fátima.

Qual o património que é cruzado por este caminho e que merece que o peregrino pare para descansar e apreciar?

A Rota Carmelita estende-se ao longo de 111 quilómetros, cruzando os concelhos de Coimbra, Condeixa-a-Nova, Penela, Ansião, Alvaiázere e Ourém. Esta Rota é uma proposta de descoberta do território, de fruição paisagística e cultural. A fauna e flora, as serranias e os cursos de água atravessados, oferecem cenários de grande riqueza natural. As capelas que adornam o caminho, o contato com as gentes, os espaços histórico-patrimoniais, as iguarias de abrir o apetite…

Recentemente o Município de Ourém requalificou o Castelo e o Paço dos Condes. A passagem pelo concelho merece um desvio para conhecer mais sobre a história de Portugal?

A Vila Medieval de Ourém é um dos maiores cartões de visita em Portugal e no Mundo. A requalificação do Castelo e do Paço dos Condes, cuja inauguração está prevista para 27 de julho, devolve a dignidade a um monumento milenar e de importância crucial para a história do próprio país. Sua Excelência o Presidente da República, o Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, faz questão de nos honrar com a sua presença nesta inauguração, numa demonstração cabal da importância do património histórico e cultural da Vila Medieval de Ourém.

Que outro património relevante merece um desvio do peregrino?

A oferta cultural do Concelho de Ourém vai muito além da obrigatoriedade de visitar o Santuário de Fátima ou a Vila Medieval de Ourém. Do Monumento Natural das Pegadas de Dinossáurios, à Praia Fluvial do Agroal, sem esquecer o centro histórico de Ourém onde se inclui o Museu Municipal. De norte a sul do Concelho, não faltam motivos de interesse para quem nos visita.

A Câmara de Ourém inaugurou recentemente uma ecovia que liga a sede da freguesia de Fátima ao Santuário de Nossa Senhora da Ortiga. O que significa este investimento?

Este investimento surge na sequência de uma estratégia assente com base na preservação ambiental, na qual se incluem conceitos como o da mobilidade suave e da segurança rodoviária. Neste caso, trata-se de um investimento igualmente vital tendo em conta outro dos nossos grandes objetivos: a consciencialização dos nossos munícipes para os benefícios da atividade física.

Que tipo de apoio é dado ao peregrino? Onde pode pernoitar e recarregar energias?

O Município de Ourém é sensível às necessidades e premências de quem nos visita, sobretudo quando se tratam de peregrinos que optam por vir até Fátima a pé. Além de todo o apoio na manutenção de caminhos, bermas e valetas, construção de passeios até onde nos for permitido e dentro das possibilidades, temos várias associações e instituições oureenses que se responsabilização pelo apoio aos peregrinos, nomeadamente ao nível da cedência de espaços para que possam pernoitar, com todas as condições que merecem, incluindo ao nível da higiene.