Cultura | Património Turismo

Qualidade de vida, o grande cartão-de-visita de Quarteira

Conhecida pelo seu extenso areal e pela qualidade do seu peixe, Quarteira convida os seus visitantes a percorrer os passadiços, provar o marisco e conhecer algumas das tradições mais antigas da freguesia. A qualidade de vida em Quarteira é o seu grande cartão-de-visita.

Chegando a Quarteira cedo se percebe a forte ligação da região com o mar e o peixe, que se tem mantido ao longo dos anos. Telmo Pinto, presidente da junta, conta à In Corporate Magazine como esta ligação traz gentes dos vários pontos do país para viver nesta região. “As pessoas escolhem a Quarteira para viver pela proximidade ao mar, pela qualidade do espaço público e pela interação com a praia.”

O porto de pesca e a lota, que tem a distinção de ser a que mais vende no Algarve e uma das que mais vende no país, fazem parte da tipicidade de Quarteira, atraindo milhares de turistas. Essa é também uma das razões pela qual vai ser construído, no próximo ano, um novo edifício junto ao porto de pesca, com praças de peixe.

Os desportos náuticos são também um marco importante para Quarteira, com uma marina que está aberta durante o ano inteiro. Mais recentemente, a freguesia apostou também no nas provas de hipismo que têm muita procura sobretudo nos meses de outubro, novembro, fevereiro e março.

A atual conjuntura económica faz com que o trabalho social da junta de freguesia seja cada vez mais essencial. “Temos um gabinete muito forte, sentimos essa necessidade, com pessoas a trabalhar em várias áreas da ação social, fazendo a ponte com as outras instituições.” Telmo Pinto refere ainda que “o trabalho é feito em rede, para não haver sobreposição de apoios e ir ao encontro das necessidades das pessoas. Temos projetos sociais muito interessantes com apoios financeiros nacionais e europeus”. Estando neste momento a ser construído um edifício, relacionado com um grande projeto de ação social, que pretende complementar uma necessidade de instalações próprias para a universidade sénior.

Um dos grandes desafios de Quarteira é a carência de mão-de-obra qualificada, razão pela qual a junta de freguesia está a apostar na oferta de formações nas próprias instalações nas áreas de línguas e hotelaria, onde há uma maior carência de recursos humanos. “Nós precisamos de mão-de-obra qualificada e os 400 mil habitantes são muito poucos para a necessidade do Algarve. A junta de freguesia assinou acordos com o centro de emprego e a Asmal (Associação de Saúde Mental do Algarve), e em vez de termos as formações longe daqui trouxemos a formação para perto.”

Quarteira é também uma freguesia de festas, com o destaque para as marchas e o Carnaval, que faz um complemento ao de Loulé, sede de concelho. Para o Natal e Ano Novo, o presidente levanta o véu de algumas das tradições “Temos vários eventos para as crianças, provas desportivas como a São Silvestre que tem mais de mil atletas, um mercadinho de Natal e feiras, onde se promove o trabalho dos artesãos locais. A passagem de ano tem dois dias com a participação de grupos locais.”

Os projetos da junta de freguesia para o ano de 2022 passam por continuar a desenvolver as atividades, e voltar às festas, nomeadamente o Carnaval, a passagem de ano e as marchas, preservando as tradições da freguesia.