Cultura | Património Turismo

O encanto da natureza ligada à sua história

A história é a base da freguesia de Olalhas, em Tomar. Uma localidade que conta com séculos de existência e que tem muito para contar. Foi doada em 1159 aos Templários por D. Afonso Henriques e, em 1514, D Manuel I concedeu-lhe foral. É quase um milénio de história, que nos remete aos primórdios do nosso país.

Fomos recebidos pelo Presidente da Junta, Rui Lopes, e pelo Secretário e ex-Presidente, Jorge Rosa. São muitos os anos de experiência à frente da Freguesia, num trabalho de continuidade e grande dedicação pessoal, agora assegurado pelo atual Executivo. Pudemos ver de perto as Coroas que saem à rua na Festa dos Tabuleiros e também o foral de D. Manuel, devidamente emoldurado. Uma verdadeira relíquia que atesta a antiguidade e importância desta terra, nas margens da albufeira de Castelo de Bode. Rui Lopes termina esta apresentação com uma frase que descreve na perfeição Olalhas, “é uma freguesia muito antiga e com muito património”.

A reabilitação da praia fluvial do Alqueidão deverá estar pronta em abril, a tempo do próximo verão, naquele que é um espaço da maior relevância para todo o concelho de Tomar e arredores. O investimento nos desportos náuticos é outra prioridade. Como por exemplo a utilização do Cable Park nos Montes, para a prática de Wakeboard.

Outro dos importantes projetos em execução é a criação de um acervo museológico no Alqueidão. Este tem todo o material antigo para mostrar a história da Freguesia e vai ser inaugurado em breve. A recuperação das antigas fontes também foi algo urgente e que já foi concluído. Esta recuperação, juntamente com a criação do acervo museológico, levou a que fosse criada uma aplicação, disponível para Android e iOS, “cada edifício histórico, cada fonte, a rota das águas, todo esse património está na app e existe uma placa de informação junto a cada ponto com um QR Code para que a pessoa possa ver a história daquele local. Mostra também o mapa com os outros pontos, para que possamos percorrer estas rotas do património e para a sua divulgação”, explica o Presidente.

No que toca à maior e mais importante festa de Tomar, a Festa dos Tabuleiros, é aqui vivida com grande intensidade e de forma genuína. Há uma autêntica corrida para ver quem leva os tabuleiros. A Festa “envolve a população toda”, conta-nos Rui Lopes, “desde a montagem dos tabuleiros (decorado pela pessoa que o transporta) até à própria festa”. Há uma envolvência total dos participantes em todo o processo de preparação antes do Grande Cortejo. Jorge Rosa conta já com muitas Festas no seu curriculum, ele que é um verdadeiro especialista na arte da construção dos tabuleiros. Uma tradição que não se pode perder, pelo que o atual Presidente gostaria de ver mais pessoas a aprender todas as particularidades da montagem deste símbolo de Tomar. “Envolve muito trabalho e muito dinheiro, mas é uma grande emoção para toda a gente”.

Ao passar por Olalhas não deixe ainda de visitar a Igreja Matriz, dedicada a Nossa Senhora da Conceição, com a sua pia batismal, doada pelo Infante D. Henrique em 1460. Esta localidade é um pequeno tesouro histórico, recheado de beleza natural. Fica aqui a nossa sugestão e o convite de Rui Lopes e Jorge Rosa, para que visitem e disfrutem deste belo recanto do nosso país.