Atualidade Notícias Turismo

Mercado doméstico dominou viagens no verão passado

Praia Cova Redonda

Desde o início da pandemia o período em que os portugueses viajaram foi entre julho e setembro de 2021, revelou o Instituto Nacional de Estatística. O mercado doméstico foi o mais procurado mas ficou abaixo dos valores de 2019.

É caso para dizer que os portugueses e residentes no país adotaram no último verão o velho lema “Vá para fora Cá dentro”. Do total das 7,7 milhões de viagens turísticas realizadas, 7,3 milhões foram em território nacional, sendo as restantes 454,8 mil viagens ao estrangeiro.

Mesmo assim esta tendência ao nível da procura do mercado doméstico ficou 4,6% abaixo em comparação com os níveis de 2019. Julho foi o mês que representou o maior aumento – 31,7% face a 2020.

Embora os portugueses tenham viajado mais no referido trimestre, o número de viagens realizadas ficou em 11,1% abaixo do período homólogo em 2019. Entre julho e setembro de 2019 foram registadas pelos portugueses 8,7 milhões de viagens no país ou ao estrangeiro.

O principal motivo para viajar foi o “lazer, recreio ou férias”, tendo levado a 5,4 milhões de viagens. Seguiu-se a “visita a familiares ou amigos” que totalizaram 1,9 milhões de viagens. As viagens por motivos “profissionais ou de negócios” representaram um aumento de 20,2%, ou seja, 206 mil viagens.