Turismo

A Cidade-Jardim no coração transmontano

No coração de Trás-os-Montes os verões são tórridos e secos. Banhada pelo Tua, que resulta da junção de outros dois rios – o Tuela e o Rabaçal, Mirandela é um autêntico oásis de espaços verdes, flores e cursos de água fresca. Não é por acaso que é conhecida como a Cidade-Jardim. Deixamos aqui um pequeno guia das praias fluviais de um dos destinos a (re)visitar este verão.

Praia Fluvial de Mirandela
A praia fluvial Arq. Albino Mendo, inserida no parque Dr. José Gama, em plena cidade de Mirandela, recebe o galardão da Bandeira Azul pelo quarto ano consecutivo. Localizada na margem direita do rio Tua, com uma vista privilegiada para a cidade e perfeitamente integrada na paisagem do parque, o local é muito mais que uma zona de banhos. Além da pureza das águas, a extensão de espaços verdes relvados do Parque Dr. José Gama, permite uma descoberta a cada recanto. Este ano, a praia regista melhorias na acessibilidade a pessoas condicionadas até à linha de água.

Praia Fluvial de Quintas
Em estado puro, com águas de excelente qualidade merecedoras do galardão de Ouro da Quercus e num ambiente de paz e tranquilidade. É assim a praia fluvial de Quintas, uma aldeia da freguesia de Vale de Gouvinhas. Nas suas margens não falta espaço para estender a toalha, com sombras e sol. A zona de banhos fica a 50 metros do casario de Quintas, e conta este ano com novas infraestruturas: bar de apoio com esplanada, sanitários e parque de merendas.

Praia fluvial de Vale de Juncal
A água translúcida e tranquila é a imagem de marca da praia Vale de Juncal, na freguesia de Abambres. Designada como zona balnear, compreende uma área com infraestruturas de apoio: sanitários, zona de areia, bar com petiscos, grelhadores e parque de merendas. Nas imediações da praia encontra-se um campo de voleibol. À qualidade fluvial junta-se a pureza do ar, assegurada por encorpados choupos e chorões que, em simultâneo, proporcionam sombras bem aprazíveis.

Piscina e Praia Fluvial da Maravilha
É na confluência do rio Tuela e Rabaçal que se encontram estes dois locais de excelência para relaxar. Inserida no Parque de Campismo Três Rios, a Piscina Municipal da Maravilha possui as condições para um dia de diversão e bem-estar. Com uma área de banho dedicada exclusivamente às crianças, esta piscina de grande dimensão faz a delícia de miúdos e graúdos. No sol escaldante, estender a toalha na relva sombreada por choupos e amieiros é também uma opção. Se preferir envolver-se na natureza, a praia da Maravilha, situada nas imediações do Parque, pode ser uma excelente oportunidade.