Mulheres Inspiradoras

“Que o meu exemplo possa servir de inspiração a outras mulheres”

Mulher dos sete ofícios, Carla Galrão é uma gestora que distribui a sua capacidade de liderança por várias áreas. Em conversa com a IN Corporate a engenheira zootécnica dá-nos a conhecer o seu percurso, o que a move e o trabalho de voluntariado que tem desenvolvido.

Formada na área de Engenharia Zootécnica, Carla Galrão desempenha funções na casa Galrão há 25 anos. “Trabalhar numa empresa familiar com quase oito décadas de existência, que já vai na sua terceira geração, exige, sobretudo, a responsabilidade de honrar a memória do seu fundador e da geração que lhe sucedeu”, começa por nos dizer. Empresa dedicada ao fabrico e à comercialização de rações para aves e animais de grande porte, a Casa Galrão tem sido reconhecida tanto a nível nacional como internacional. “O bom nome da Empresa e o reconhecimento da marca “Galrão” deve-se, fundamentalmente, à visão e entrega do seu fundador e das duas gerações da família que se lhe seguiram, pelo meritório trabalho que desenvolveram ao longo dos anos.”


Movida pela missão de serviço público a empresária assume também o cargo de Presidente da Junta da União de Freguesias da Malveira e São Miguel de Alcainça. “A política local e o dirigismo associativo são um complemento à minha atividade profissional e um contributo, mais que merecido, para o bem da comunidade à qual pertenço desde que nasci.” Carla Galrão é a primeira mulher a assumir o cargo. “Ser a primeira mulher na minha terra a liderar uma Junta de Freguesia, uma Associação de Bombeiros e uma IPSS, com a particularidade de o fazer em simultâneo, é um feito inédito do qual não posso deixar de me orgulhar, acreditando que o meu exemplo possa servir de inspiração a outras mulheres.”


A pluralidade de papéis que assume proporcionam uma partilha de conhecimentos e uma aprendizagem continua que têm contribuído para a sua realização e crescimento pessoal. “Servir de forma voluntária a comunidade a que pertenço é, para além do cumprimento de um dever de participação na sociedade, de prática de cidadania, de envolvimento na vida pública e de vontade de fazer cada vez mais e melhor pelas instituições e pelas pessoas”.

Num mundo ainda predominantemente masculino, Carla Galrão considera que hoje as mulheres vivem um enorme desafio de afirmação das capacidades de participação e, sobretudo, de liderança no mundo empresarial, na política ou no dirigismo associativo.

“As mulheres de hoje investem mais nas suas qualificações, ingressando em maior número nas universidades, o que também faz com que se evidenciem na sociedade, tanto no mercado de trabalho, quanto na política e nas direções do setor económico, social e associativo.”

E deixa um conselho a todas as mulheres que, tal como ela, têm um espírito empreendedor: “nunca deixem de acreditar no seu valor e nas suas capacidades.”