Turismo

Viva Vagos, ao seu ritmo

Na Beira Litoral, entre o mar, a floresta e a ria, encontra praias espaçosas para estender as toalhas, artes de pesca ancestrais, pinhais convidativos que esperam pelos seus piqueniques e zonas protegidas, ideais para passear e observar espécies únicas. Junte a este contacto permanente com a natureza, os seus moinhos e azenhas, as suas casas agrícolas, os passeios de fim de tarde pelos passadiços das praias e da Quinta do Ega e tem todos os ingredientes para marcar um alojamento local e viver uns dias revigorantes e inspiradores.

Descanse de forma ativa
Vagos alia a beleza natural da paisagem envolvente, à promoção de um estilo de vida saudável. Aqui, pode caminhar pelos passadiços de madeira sobre o cordão dunar ou percorrer rotas pedestres com pontos de observação excelentes para ficar a conhecer as espécies de flora e fauna. Para descansar, nada como caminhar pela Quinta do Ega ou fazer um piquenique nas mesas coloridas do parque de merendas na Gafanha da Boa Hora. Vagos oferece também diversas atividades náuticas que pode experimentar.

Descubra o lado mais espiritual de Vagos
Vagos é um espaço de peregrinação e devoção, ao qual milhares de pessoas acedem todos os anos. O Santuário de Nossa Senhora de Vagos tem as suas raízes presas ao século XIII e as várias lendas ajudam a perpetuar um culto que ainda hoje se manifesta fortemente.

Moinhos de vento e Azenhas do Boco
Os moinhos de São Romão encontram-se em vários estágios de conservação e merecem a sua visita. Já os moinhos de vento giratórios são uma ode à inventividade local. Venha conhecer o único exemplar em funcionamento no distrito de Aveiro, junto à Casa-Museu de Santo António.
As Azenhas do Boco são um local romântico e encantador, que parece saído de um livro de contos. A azenha de Ouca, no Parque da Fonte, é também um local imperdível, com a sua fonte centenária e forno comunitário.

Praia da Vagueira
Com um areal extenso e o paredão que convida a longos passeios com vista para o mar, é pela pesca com Arte Xávega que esta praia se distingue. Testemunhe a mais antiga forma de pesca no mundo, na qual pequenos barcos enfrentam as ondas da rebentação para largar as redes e onde pode ajudar os pescadores locais a puxar as redes de volta à areia.

Praia do Areão
Protegida por um extenso e elevado cordão dunar, esta praia é ideal para quem procura tranquilidade. Pode aceder à vasta área desta praia através dos passadiços nas dunas, que oferecem panoramas únicos.

Praia do Labrego
É uma referência surfistas pelas boas condições do mar. Aqui encontra um parque aquático que faz as delícias dos mais pequenos e duas escolas de surf que ensinam os mais aventureiros a fazerem- se ao mar numa prancha.

Gastronomia
O prato mais famoso é, sem dúvida, a magnífica caldeirada de enguias, preparada de forma diferente das regiões em volta. Com uma cor e um sabor únicos, é um prato que tem de provar. Mas há muito mais para degustar em Vagos. Os mariscos da ria, as papas de abóbora, as favadas à gandaresa. E claro, o peixe fresco, capturado todos os dias em que o mar permite.