Cultura | Património

Verão com livros

Descansar com um poema, uma homenagem de uma filha ao pai, ou, por que não, melhorar as suas qualidades enquanto profissional. Deixamos-lhe sugestões de leituras de vários géneros e para todas
as idades para acompanhar as suas férias de verão.

“Pássaro vermelho”


A observação do mundo natural e a gratidão pelas suas dádivas, mas também a estrutura de poder que ameaça o planeta, perpassam estes poemas de Mary Oliver que a livraria e editora portuense Flâneur lançou em maio deste ano. O livro tem tradução de Tomás Sottomayor, o design é de José Luís Dias e as fotografias da capa, da contracapa e do miolo são da artista plástica Marsha McDonald. A edição de 180 páginas é bilingue (inglês e português), mantendo assim os originais da escritora americana vencedora do Pulitzer. Esperamos que versos como “E lá não havia nada/para além da água, do céu, da relva” encontrem o leitor num cenário o mais próximo possível daquele que descrevem.

“O futuro não é mais como antigamente”


Andrea Iorio é autor de best-sellers e palestrante de referência sobretudo no Brasil e na América latina.
Escreve sobre um tema essencial para as empresas de hoje, o da transformação digital, o que aliás se encaixa no seu percurso empresarial. Economista de profissão, o autor foi diretor do Tinder e Diretor Digital na L’Oréal Brasil. Com o livro “6 Competências da Transformação Digital” alcançou o primeiro lugar na Amazon dentro do seu segmento. “O futuro não é mais como antigamente” foi lançado em 2021 e é um ensaio breve sobre os novos traços do líder no mundo COVID-19. Se quiser aprofundar o trabalho do autor italiano pode ouvi-lo no seu podcast “Metanoia Lab” – “Metanoia” em grego antigo significa “Mudar radicalmente a sua forma de pensar”. E é mesmo esta a proposta de Andrea Iorio.

“De memórias nos fazemos”


Para não ser vista como “a filha de”, como contou numa entrevista, acrescentou o apelido Matos adquirido pelo casamento. Violante Saramago Matos partilha momentos vividos com o pai, José Saramago, cujo centenário do nascimento se tem vindo a celebrar desde novembro do ano passado.
Neste livro de memórias, a autora recorda vários episódios, entre os quais uma visita do pai à prisão de
Caxias onde a também ativista esteve presa três meses, em 1973. A forma peculiar como foi educada pelos pais teve episódios que Violante Saramago Matos decidiu partilhar com o público aos 74 anos. Com formação em biologia, a autora foi professora do ensino secundário e técnica de controlo laboratorial de alimentos e desempenhou ainda cargos políticos. Este é o seu quinto livro que assume como uma homenagem ao seu pai.