Cultura | Património Turismo

Mais seguro e mais bonito: assim é o caminho alternativo a São Bento na Póvoa de Lanhoso

É já muito longa a tradição da romaria ao “São Bentinho” a partir da Póvoa de Lanhoso. Uma peregrinação quase sempre noturna, percorrendo estradas que, durante o dia, são muito movimentadas. A pensar nas muitas pessoas que a fazem, todos os anos, a Câmara Municipal propõe um itinerário alternativo em que os peregrinos nada perdem da experiência e ganham muito em segurança e comodidade. A intenção é que o caminho passe a poder ser feito durante o dia, desfrutando da paisagem e do contacto direto com a população.

A Póvoa de Lanhoso oferece, no seu território, um itinerário alternativo para os peregrinos de São Bento da Porta Aberta. O traçado, que liga Santo Emilião a Serzedelo, proporciona mais segurança e comodidade, fazendo-se praticamente na totalidade fora das estradas nacionais. Desta forma, os devotos, enquanto cumprem a sua motivação religiosa ou lúdica, podem apreciar melhor o caminho e toda a sua envolvente.

De facto, são milhares as pessoas que, todos os anos, atravessam o concelho da Póvoa de Lanhoso a pé, em direção ao “São Bentinho” e isso acontece sobretudo nesta altura do ano, entre os meses de julho e agosto ou mesmo setembro.

Caminhando quase sempre em grupos, de noite e calcorreando, maioritariamente, as estradas nacionais ou municipais, estes peregrinos correm os perigos inerentes à utilização pedonal das referidas vias, até chegarem ao Santuário de São Bento da Porta Aberta, no concelho de Terras de Bouro.

A pensar em aumentar a segurança, sobretudo para quem caminha à noite, a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso decidiu implementar este percurso e obteve, junto da Irmandade de São Bento da Porta Aberta, autorização para utilizar a imagem de marca dos caminhos de São Bento, aplicada já em concelhos vizinhos, para sinalizar o itinerário alternativo existente dentro das fronteiras do território Povoense.

Assim, o caminho liga Santo Emilião a Serzedelo, numa extensão de aproximadamente 18 quilómetros (altimetria: 658 metros de acumulado positivo), e apresenta sinalética que utiliza o símbolo de São Bento da Porta Aberta (o corvo com o pão no bico) e setas direcionais, tudo em azulejo cor de laranja.

Em Santo Emilião (freguesia onde inicia o percurso alternativo à estrada nacional 310), existe ainda um painel informativo, que apela à utilização deste caminho, mais seguro, cómodo e agradável para os peregrinos. Este suporte apresenta ainda as informações genéricas relativas a este traçado, como por exemplo a sua extensão, acumulado, entre outras. Apresenta também um QR Code, através do qual se pode descarregar o mapa do percurso. Recentemente, a marcação foi retificada devido a atos de vandalismo e à degradação dos materiais utilizados, de forma a renovar a sinalética direcional deste trajeto alternativo.

Este itinerário contempla estradas secundárias e caminhos rurais, evitando as movimentadas estrada nacional 310 e estrada nacional 103. As pessoas apenas necessitam de percorrer um trecho da estrada nacional 310, numa extensão de aproximadamente um quilómetro, na chegada à Vila da Póvoa de Lanhoso, vindas do lado das Caldas das Taipas.

O traçado alternativo que é proposto pela Autarquia da Póvoa de Lanhoso não acrescenta, em termos de distância, uma extensão muito significativa (menos de um quilómetro), mas representa por si só uma experiência diferente, para além da segurança e comodidade que proporciona.

Permite uma interação com os habitantes locais e a observação da paisagem rural (com destaque para os campos cultivados, hortas e vinhas), do património tradicional minhoto (espigueiros, canastros, fontanários, tanques, casas senhoriais, por exemplo), do património religioso (igrejas, alminhas e capelas) e do património natural (bovinos, caprinos, aves, árvores autóctones). Entre as freguesias de Calvos e de Serzedelo, os peregrinos que escolherem esta alternativa têm ainda oportunidade de calcorrear um trecho da Via Romana XVII, importante eixo viário que ligava Bracara Augusta (Braga) a Asturica Augusta (Astorga, província de Leão, Espanha) numa extensão de aproximadamente 350 quilómetros.

Toda a beleza deste património natural e edificado ajuda, certamente, a aliviar o peso que o peregrino carrega ao longo desta sua procissão de fé e espiritual, em território Povoense.

No futuro, serão estudadas outras possibilidades de itinerários alternativos para os peregrinos que atravessam o concelho da Póvoa de Lanhoso provenientes de Guimarães, através de Garfe; de Fafe, através de Sobradelo da Goma; e de Braga, através de Covelas, para dar alguns exemplos.

A intenção é que estes percursos alternativos permitam ao peregrino fazer a sua jornada durante o dia, em vez de o fazerem de noite, desfrutando do território de forma mais segura e contemplativa.

As aldeias de Santo Emilião, Campos, Vilela, Galegos, Calvos, Serzedelo e a Vila sede de concelho, a Póvoa de Lanhoso, são as localidades abrangidas por este primeiro traçado alternativo. As informações básicas e características técnicas estão disponíveis na página eletrónica do Município (www.povoadelanhoso.pt).