Atualidade Cultura | Património Notícias

30 anos de Curtas Vila do Conde

Entre os dias 9 e 17 de julho decorre a 30ª edição do festival Curtas Vila do Conde. Uma edição especial que contará com a presença de filmes de João Pedro Rodrigues, Nadav Lapid, Filipa César, Sandro Aguilar, Francis Ford Coppola, Martin Scorsese e Tsai Ming-Liang.

Na sua 30ª edição, o festival de Curtas Vila do Conde terá um cine-concerto a partir de imagens do “verão quente” de 1975, no Porto, e uma nova criação de Raül Refree entre as propostas da Stereo. Nesta secção do festival internacional dedicada a propostas que aliam a música ao cinema, serão apresentados vários cine-concertos e ainda a já habitual competição de videoclipes, além de sessões fílmicas ao ar livre.

Na competição internacional, o destaque vai para os novos filmes de Radu Jude, Antonin Peretjatko, Hlynur Pálmason, Yann Gonzalez e Tsai Ming-liang. Presença já habitual, o realizador Radu Jude, nome maior do cinema romeno, apresenta uma obra que incita à releitura da história mundial, The Potemkinists, uma comédia sobre a arte, a memória e a força da resistência.

Recorrente também nas edições anteriores, Tsai Ming-Liang apresenta em The Night, um retrato sobre o ritmo, a beleza e as mudanças da cidade de Hong Kong. Única entre a sua geração, a filmografia de Yann Gonzalez é distinta pela linguagem visual barroca e poética com que aborda as questões de identidade e sexualidade.

A Competição de Vila do Conde fica marcada pela passagem de filmes estreados em Cannes e Berlim. Com destaque para as estreias nacionais de “Aos Dezasseis” de Carlos Lobo; “Ice Merchants” de João Gonzalez; “Garrano” de David Doutel e Vasco Sá e “Skola di Tarafe” de Sónia Vaz Borges e Filipa César.

Esta edição do Curtas incorpora ainda um programa especial desenvolvido para jovens e público familiar, a competição Take One, dedicada a filmes de escola e uma seleção de curtas proposta pela European Film Academy. Adicionado ao programa Stereo, há ainda “Agora e Para Sempre”, documentário sobre a história e percurso dos Da Weasel. Destaque ainda para “Curtas 30 Anos, Exposição Documental”, uma viagem pela história e evolução do Curtas, através de um conjunto de folhetos, cartazes, catálogos, livros e outras publicações que marcaram os últimos 30 anos do festival de Vila do Conde.