Atualidade Notícias

A diversidade cinematográfica nos seis anos do Trindade

O Cinema Trindade celebra o sexto aniversário, de 5 a 16 de fevereiro, com uma programação especial. Antestreias, focos e conversas com os cineastas são os ingredientes escolhidos para assinalar esta data.

Já com uma vasta experiência a dirigir o festival de cinema Luso-Brasileiro de Santa Maria da Feira, Américo Santos, o programador e proprietário da instituição, é o responsável pelas comemorações do Trindade.

“Este programa de aniversário é uma afirmação daquilo que pretendemos propor ao nosso público”, afirma o organizador. Assim sendo, o primeiro eixo de programação e o “sinal mais forte” é a secção Expectativa’23, na qual será transmitida uma antestreia por dia, perfazendo um total de 12. Este segmento “funciona como uma antecipação dos filmes que vamos mostrar até à primavera. Embora contendo uma evidente componente de estreias, não deixa de ser o oposto daquilo que faríamos enquanto festival de cinema. Explicando melhor: no âmbito de um festival, teríamos sempre como prioridade programar filmes fora do raio de ação das distribuidoras, logo nunca levaríamos em conta realizar antestreias de filmes que, mais tarde ou mais cedo, vão estar à disposição do público. Convém lembrar que somos um cinema de programação diária, pelo que, para nós, faz todo o sentido apostar nesta antecipação de filmes que, provavelmente, vão marcar o ano cinematográfico”, explica Américo Santos.

E como não só da Expectativa’23 se faz o programa, existe um foco em duas ilustres cineastas: a portuguesa Cláudia Varejão e a argentina Lucretia Martel. É de esperar, ainda, pelas sessões Made in Porto, compostas por películas desenvolvidas na região da Invicta.

Este enfoque na produção portuense acontece com o intuito de “dar voz e visibilidade ao cinema feito na cidade. Num momento em que os apoios à produção no Porto, concedidos pela Filmaporto, estão a permitir o aparecimento de estruturas ligadas ao cinema. É fundamental encontrar salas de cinema para mostrar e afirmar o cinema feito na cidade. O Cinema Trindade está empenhado em fazer parte desta equação, até porque muitos dos novos cineastas são frequentadores assíduos das nossas sessões. No fundo, da nossa parte, além das relações de proximidade com esses novos cineastas, sentimos a necessidade de garantir o Cinema Trindade como montra desta geração”, realça o programador.