Atualidade Notícias

“Alojamento Local é uma fonte de rendimento muito relevante para milhares de famílias”

É uma das principais conclusões do Relatório da Câmara Municipal de Lisboa, que serve de mote para o início das discussões esta semana.

A Câmara Municipal de Lisboa (CML) inicia esta semana as discussões de revisão do Regulamento Municipal do Alojamento Local. São aí apresentados os resultados do Relatório de Caracterização e Monitorização do Alojamento Local, o qual revela alguns dados interessantes.

Por exemplo, “o Alojamento Local é uma fonte de rendimento muito relevante para milhares de famílias: 73,6% dos titulares de licenças de AL são pessoas singulares e quase 70% dos titulares têm apenas uma unidade de Alojamento Local.” O que contraria a ideia veiculada de que este tipo de alojamentos pertence, sobretudo, a grandes grupos económicos e fundos de investimento.

No que toca a conflitos com condomínios, um tema muitas vezes comentado também, a CML assegura que, “no âmbito de queixas por ruído, lixo ou obras ilegais”, verificaram que, “após fiscalização, apenas uma em cada dez queixas se reportam a situações relacionadas com o Alojamento Local. As restantes queixas estão associadas a outra atividade instalada na fração, tipicamente arrendamento habitacional.”

A autarquia informa ainda que este relatório será disponibilizado na íntegra após as reuniões desta semana para consulta de todos os interessados.

Hoje, profissionais e proprietários do setor manifestam-se em frente à FIL, na BTL – Bola de Turismo de Lisboa, contra as medidas anunciadas pelo governo.