Atualidade Notícias Tradições

Arranca amanhã a Festa das Cruzes, em Barcelos

É já amanhã, 28 de abril, que se inicia a Festa das Cruzes, em Barcelos. A primeira grande romaria do ano, no Minho, prolonga-se até dia 3 de maio e promete ser uma viagem pela história, pelas tradições, pelos usos e costumes da região.

O arranque oficial da edição de 2023 da Festa das Cruzes está marcado para esta sexta-feira, às 11 horas, aquando da inauguração dos Arcos de Romaria. Também a inauguração dos Tapetes de Pétalas de Florais Naturais, pelas 17:30, e o concerto “Tributo a Chico Buarque: Quem te viu e quem te vê”, às 22 horas, no palco Barcelos, na Avenida da Liberdade, assinalam esta data. Ao longo dos dias, o município conta com grandes enchentes, sobretudo na Frente Ribeirinha, mais concretamente no palco das Cruzes, por onde vão passar José Cid e seus convidados, Pedro Abrunhosa, Diogo Piçarra e Tony Carreira. As festividades encerram no feriado de 3 de maio, com a Procissão da Invenção da Santa Cruz, um concerto do Coral Magistrói, acompanhado por orquestra, e um último espetáculo pirotécnico, com a sessão de Fogo Preso Tradicional.

Na apresentação do programa da Romaria, o Presidente da Câmara de Barcelos, Mário Constantino, afirmou que “a edição 2023 da Festa das Cruzes tem todos os condimentos para ser um sucesso popular. A Religião, a Tradição e a Animação unem os principais momentos das festividades, tecendo uma programação diversificada, cujas atividades procuram agradar ao maior número de pessoas possível”. Por sua vez, a vereadora da Cultura realçou as atividades que incidem na etnografia, folclore e cultura, destacando que, durante este período, há dez exposições abertas ao público, nos diversos espaços culturais do Município.

A Festa das Cruzes conta com quatro palcos, uma feira popular, um parque de diversões, 61 stands na Praça da Alimentação, 19 stands de máquinas agrícolas e automóveis e um conjunto de 308 feirantes e stands diversos.