Atualidade Notícias

Governo pretende promover o turismo do Interior de Portugal

Fotografia: Turismo Centro de Portugal

O Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, anunciou o objetivo de promover os territórios do Interior do país, a nível turístico. As declarações foram proferidas numa sessão pública referente à Agenda para o Turismo no Interior, que teve lugar em Viseu.

“A coesão territorial é uma prioridade deste Governo e, nesse sentido, os territórios do Interior devem ser uma prioridade na promoção turística”, disse Nuno Fazenda, acrescentando que “o Interior tem produtos turísticos únicos que devem ser valorizados”.

No seguimento destas afirmações, apresentou um conjunto de medidas que visam valorizar a região. São os casos dos programas Consolidar + Turismo, que prevê apoiar as empresas de forma mais consistente, e do Portugal Events, que pretende enaltecer os eventos que aconteçam afastados do litoral. Outra das vantagens passa pelo enaltecimento suplementar das produções internacionais que optem por filmar em territórios de baixa densidade, sob o domínio da Portugal Film Commission.

Esta sessão integrou o Roteiro da Agenda para o Turismo no Interior, que Nuno Fazenda está a fazer pelo interior do país, “com o propósito de ouvir e debater com os atores locais os desafios, as potencialidades e as prioridades do turismo naquele território”, refere a Turismo Centro de Portugal, em comunicado.

Pedro Machado, Presidente da Turismo Centro de Portugal, enfatizou a preocupação em fazer face às dificuldades que põem em causa a atividade turística no Interior. É o caso da sazonalidade, do despovoamento, da litoralização e da reduzida estadia média. De forma a combater ou a atenuar estes problemas, salvaguardou que os grandes valores desta zona do país devem ser evidenciados.

“O Interior de Portugal é o luxo do século XXI, uma vez que oferece tempo, silêncio e segurança. Se passarmos esta mensagem aos mercados internacionais, nomeadamente os mercados emergentes, seremos capazes de atrair mais turistas a estes territórios”, afirmou.

O Governo pretende dar a conhecer a Agenda para o Turismo no Interior em abril.