Educação | Ensino Mulheres Inspiradoras

“Educação internacional de excelência para crianças e jovens em Portugal”

Edith Reina e Carlos Almeida são os criadores duma das mais inovadoras redes de escolas de Ensino Básico “Prime School International” e Escolas de Ensino Técnico Superior o “Prime Technical Institute”. Em entrevista à IN Corporate Magazine apresenta-nos a instituição e o seu conceito de ensino que se compromete a ajudar cada aluno a alcançar o seu potencial máximo.

A Prime School International está focada em promover o bem-estar, em desenvolver competências e em ensinar com rigor toda a sua comunidade estudantil. Qual é o diferencial que a vossa rede de ensino internacional oferece ao mercado português?

Na Prime School International o diferencial que oferecemos aos alunos, entre os três e os 18 anos, no ensino básico internacional é uma educação de excelência, focada no desenvolvimento integral do aluno. Além do ensino de todas as disciplinas em inglês, proporcionamos uma grande variedade de atividades e práticas, tais como cultivo, hidroponia, robótica, aulas de música, arte, desporto, tecnologia, aviação através de simulador, ciências marinhas, mídia, e programas de enriquecimento curricular. Incentivamos os alunos a serem criativos, a pensarem de forma crítica e a serem líderes nas suas comunidades.

A Chave do nosso sucesso é a nossa equipe, os nossos diretores executivos, a Dra. Ana Magalhães Pereira e o Dr. Francisco Saraiva, as nossas coordenadoras pedagógicas, os nossos professores que são altamente qualificados e que muitos nos acompanham há mais de 15 anos, todos são experientes e dedicados, proporcionando um ambiente de aprendizagem estimulante e de apoio. Assim como o restante staff que ajuda a que a nossa instituição seja referenciada a nível nacional e internacional. Além disso, as nossas escolas têm um ambiente acolhedor e inclusivo, que celebra a diversidade e incentiva a colaboração e a cooperação.

Com a nossa educação internacional de excelência, os alunos sempre estiveram bem preparados para ingressar em universidades de prestígio em todo o mundo, uma vez que seguem um dos mais rigorosos programas educativos mundiais, o currículo da Cambridge, isso tem ajudado todos aqueles que já se formaram a serem líderes nas suas carreiras e nas suas comunidades. Estamos comprometidos em ajudar cada aluno a alcançar o seu máximo potencial, tornando-os cidadãos globalmente conscientes e pensadores críticos.

Prime Technical Institute

O Prime Technical Institute foca-se na área da Formação Técnica Superior Internacional para alunos com mais de 18 anos e apoiamos os alunos após a sua formação nos seus diversos projetos. Temos o objetivo de fornecer aos estudantes os conhecimentos necessários para que possam tornarse profissionais altamente qualificados. Como surgiu a ideia de criar este projeto? Quais são as áreas de formação?

A ideia de criar o Prime Technical Institute surgiu quando reparámos que havia uma necessidade crescente de profissionais qualificados nas áreas técnicas, especialmente na era digital em que vivemos, e que havia falta de instituições que ajudassem esses alunos posteriormente a criarem os seus sonhos com a devida orientação e apoio técnico. Acreditamos que a educação técnica é um elemento essencial para o desenvolvimento económico e social de Portugal e, por isso, decidimos criar uma instituição de ensino técnico superior que oferecesse uma formação de excelência para os nossos estudantes. O objetivo principal do Prime Technical Institute é fornecer aos estudantes as competências para que se tornem profissionais técnicos altamente qualificados na área da Gestão e do Desporto, e acrescentamos várias especializações complementares a estes dois cursos em diferentes áreas como Tecnologia da Informação, Turismo, Gestão Agrícola, Gestão Florestal, Gestão de Restauro de Património, Arquitetura, Engenharia Aeronáutica, Gestão & Marketing, Ciências do Desporto, Mídia, entre outras.

O foco por exemplo no curso de Gestão com especialização em Agricultura é ensinar gestão e técnicas de irrigação eficientes para economizar água, uso de fertilizantes orgânicos para reduzir o impacto ambiental, rotação de culturas para evitar a exaustão do solo e controle biológico de pragas para reduzir a necessidade de pesticidas químicos, estudar vários solos para poder saber quais são as melhores culturas nas diferentes regiões. Já no curso de Gestão Florestal, o foco é a gestão florestal sustentável que envolve a colheita de árvores de forma responsável e planificada garantindo que as florestas sejam mantidas saudáveis e produtivas a longo prazo. Ensinamos também a implementação de práticas de reflorestamento e a preservação de espécies nativas.

Na área dos nossos cursos técnicos do desporto, uma novidade recente é a ênfase em formação de treino desportivo de alta performance, utilizando tecnologias avançadas e metodologias de treino inovadoras. Isso inclui o uso de ferramentas digitais para monitorar e analisar o desempenho dos atletas, a utilização de equipamentos especializados de treino e a aplicação de técnicas de psicologia desportiva para melhorar o desempenho e a mentalidade dos atletas.

O nosso curso de Técnico Superior Profissional em “Business with Architectural Engineering” é uma formação internacional completa e atualizada que visa formar técnicos altamente qualificados para atuar na área da Gestão focada em especialização na área da arquitetura e engenharia. Neste curso de dois anos, além de terem conhecimentos de gestão, os alunos têm a oportunidade de desenvolver as suas competências em diversas áreas, incluindo modelação 3D, renderização e desenho técnico, além de aprender sobre gestão e planeamento de projetos.

Outro exemplo é o nosso curso de “Business” com especialização em Turismo, além do curso básico de gestão incluímos o uso de tecnologias de ponta para melhorar a experiência do cliente, o desenvolvimento de novos programas de turismo que exploram destinos menos conhecidos, a incorporação de práticas sustentáveis na planificação e operação de viagens, assim como a utilização de ferramentas de análise de dados para entender melhor as necessidades dos clientes e criar ofertas mais personalizadas.

O curso técnico de Gestão com especialização em turismo tem inovações, por exemplo, no módulo de marketing os alunos exploram novas formas de promover o turismo, como o uso de influenciadores digitais, no departamento de operações ensinamos maneiras de simplificar os processos de reserva e pagamento de viagens, atender e fidelizar clientes, etc.

Temos constatado que muitos jovens optam por uma vida simples, muitos alunos optam por aproveitar o que a sua região lhes oferece e decidem trabalhar na Agricultura. Temos apoiado vários jovens a criarem os seus projetos agrícolas. A agricultura é um setor da economia portuguesa que está a ser revitalizado e a atrair cada vez mais jovens empresários e empreendedores interessados em investir em projetos agrícolas para criar o seu próprio negócio, fogem do ritmo acelerado das grandes cidades em busca dum estilo de vida e de trabalho diferentes.

No curso de Gestão com especialização em agricultura orientamos os nossos alunos a saber comprar o terreno onde pretendem implementar o seu projeto até ao planeamento do projeto, orientamos na escolha do género de cultura e nos tipos de produtos a produzir assim como os aconselhamos em como os devem comercializar.

Além de oferecermos os nossos cursos em diversas regiões do país, oferecemos os nossos cursos em plataformas digitais o que tem incentivado alguns dos nossos alunos oriundos de aldeias do alentejo e trás os montes a criarem projetos sustentáveis, alguns na agricultura, outros no ecoturismo promovendo atividades e respeitando o meio ambiente e as comunidades locais, projetos na área da piscicultura, projetos náuticos, projetos turísticos onde oferecem passeios de bicicleta, caminhadas na natureza. Outros optam com o nosso apoio em criar empresas que permitam aos seus clientes terem experiências gastronómicas únicas na região onde habitam, criam actividades de aventura, visitas a pontos turísticos específicos, e actividades adaptadas para pessoas com deficiência.

As nossas instituições estão atentas às tendências e novas tecnologias para assim oferecer sempre uma experiência de aprendizagem mais atualizada e relevante para os alunos.

Edith Reina é mãe de três filhos e concilia as responsabilidades da sua vida pessoal com o seu cargo de Chairman & CEO da Prime School International e Prime Technical Institute. Qual o segredo para lidar com tal desafio?

Conciliar as responsabilidades familiares com as obrigações empresariais foi um desafio, mas acredito que foi a chave para o sucesso, pois tive de ter um bom equilíbrio entre as duas áreas. Sempre busquei ter uma boa gestão do tempo, delegando tarefas quando necessário e priorizando as atividades mais importantes.

Como é ser uma mulher empreendedora em Portugal?

Acredito que as mulheres têm um papel fundamental como líderes no universo empresarial, trazendo uma perspetiva única e valiosa para a gestão de negócios. No entanto, ainda há muitos desafios que as mulheres enfrentam, como a desigualdade salarial e a falta de representatividade em cargos de liderança. É importante que as empresas sejam mais inclusivas e ofereçam oportunidades iguais para homens e mulheres. Além disso, acredito que a educação e o empoderamento das mulheres são essenciais para aumentar a presença feminina em cargos de liderança.