Imobiliário Mulheres Inspiradoras

“A ambição de me tornar um melhor ser humano tem sido o motor da minha liderança”

Ana Silveira Gomes está habituada a assumir compromissos de grande responsabilidade desde muito jovem. Se em tempos geriu uma clínica médica, atualmente lidera, em Lisboa, a Re/max For.Ever. A agência está no top três nacional da Re/max há sete anos consecutivos.

As condicionantes da vida fizeram com que Ana Silveira Gomes tivesse de crescer mais rápido do que o esperado para uma jovem de 20 anos. Com essa idade já geria uma clínica médica em ambulatório com mais de 40 pessoas, e assim foi durante quase duas décadas. No decorrer dos anos que dedicou a este projeto, e a outros negócios complementares, o empenho esteve sempre presente. No entanto, “nada” a fez “vibrar como o imobiliário faz hoje em dia”. Coincidente com o enorme desejo de mudar de vida, reencontrou um amigo de infância que se tornou companheiro nos negócios e na vida… apaixonaram-se, casaram e investiram na Re/max For.Ever, no centro de Lisboa. Em 2014 Ana Gomes decidiu assumir a liderança da agência. “Acabei por vender a minha participação na clínica e por me dedicar a 100% ao imobiliário. Foi a melhor decisão que tomei e, apesar de todos os desafios, faria tudo de novo”.

A decisão pela Re/max

O que a fez escolher a Re/max foi o facto de ser a “maior rede imobiliária em Portugal, com uma forte presença em mais de 85 países e com uma excelente reputação no mercado” e a atratividade do seu modelo de negócio, que permite, ao consultor, liberdade e autonomia na gestão da própria vida, bem como o “acesso a uma vasta gama de recursos e ferramentas de marketing e formação”.

Acredita que a Re/max For.Ever se diferencia das restantes pelo constante crescimento, pela sólida presença no mercado, pelo acompanhamento diário disponibilizado, pelos recursos humanos e tecnológicos que oferece, pelos valores que unem a equipa, experiente e dedicada, que pretende “ajudar os clientes a encontrar a casa dos seus sonhos ou a vender a sua casa ao melhor preço e com rapidez”. E, acrescenta, “o capital humano é o nosso maior ativo e o nosso principal investimento é nas nossas pessoas”.

Todos os anos, a Re/max Portugal distingue as cinco melhores agências individuais do país em volume de negócios, através do prémio “Best Single Offices”. A empresa liderada por Ana Gomes está no top três nacional há sete anos consecutivos. Para a própria, esta é “uma distinção muito importante, pois é um reconhecimento do trabalho árduo e dedicado da equipa em prol dos clientes, da qualidade e da excelência”. Uma equipa constituída por, sensivelmente, 80 elementos, entre staff e comerciais.

Inspirar e dar o exemplo

“O meu conceito de sucesso tem sido trabalhado ao longo dos últimos dez anos. Hoje em dia, mais do que os números, valorizo as pessoas e o seu desenvolvimento pessoal. Não existe evolução sem autoconhecimento. A ambição de me tornar um melhor ser humano, em todas a áreas da minha vida, tem sido o motor da minha liderança. Inspirar e dar o exemplo para estimular o melhor que existe nas pessoas. Digo, muitas vezes, que só podemos oferecer aquilo que vibra em nós. Nessa medida, é fundamental investir no desenvolvimento humano, em simultâneo com o estímulo das competências técnicas e o conhecimento aprofundado do negócio”.

Com uma incomensurável vontade de provocar a mudança ao seu redor, criou, fora da área profissional, a página de Instagram @anagomes_wef, onde publica os seus pensamentos e aprendizagens, aquilo em que acredita.

Considera que o feedback dos clientes é um ótimo exemplo da entrega, do compromisso e da resiliência da equipa comercial. “O testemunho de cada cliente é a prova de que estamos no caminho certo e uma oportunidade para melhorar”.

Ciente de que vive numa constante mudança e aprendizagem, reitera que a última década foi determinante na sua jornada. “Adoro o que faço e sinto que tenho um papel importante a cumprir enquanto empresária, através do meu exemplo”. Diz ser urgente consciencializar de forma mais acentuada todos os líderes e despertar neles a importância de inspirar e liderar pela via do exemplo. “Precisamos de nos desenvolver individualmente para podermos oferecer o melhor de nós e estimular nos outros essa necessidade. Falta propósito e sentido de missão às organizações porque falta consciência de quem são e do seu porquê”.

“Não existe evolução sem autoconhecimento”

A falta de construções novas A taxa de inflação também se reflete no preço de venda dos imóveis e, assim, o acesso à habitação é mais restrito, principalmente a quem recorre a financiamento. As previsões de Ana Gomes apontam para uma redução de, aproximadamente, 15% nas transações, “de alguma forma compensada pelo aumento do valor médio de venda dos imóveis”. Embora a inflação faça subir os preços, sobretudo na construção, a empresária atesta uma escassez de oferta.

“A construção é, ano após ano, muito inferior à procura”, assegura. “Na minha opinião, ao contrário daquilo que se diz, não é a procura estrangeira que justifica a subida dos preços, na generalidade dos casos. É, sim, a falta de produto novo. Em Lisboa, onde a incidência de estrangeiros é maior do que no resto do país, o peso dos clientes nacionais continua a ser de 75% e os clientes estrangeiros pesam apenas 25%”, explica.

A equipa desta agência imobiliária é composta por profissionais com um amplo conhecimento do mercado imobiliário local, “empenhados em proporcionar um serviço de excelência, com transparência e honestidade. Se está à procura de uma agência imobiliária que o ajude a encontrar a casa dos seus sonhos ou a vender a sua casa, a Re/max For.Ever é a escolha certa para si”.