Atualidade Notícias

Europa atribui 240 mil euros a projetos de mobilidade sustentável de Braga

O Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia vai financiar 240 mil euros para apoiar as quatro propostas vencedoras dos desafios de mobilidade sustentável, lançados pela Cidade de Braga. Esta iniciativa surge no âmbito do programa #ChallengeMyCity, promovido pela EIT Urban Mobility. Do total, serão atribuídos 60 mil euros a cada um dos quatro projetos vencedores.

A Cidade de Braga detetou “quatro grandes necessidades” na área da mobilidade sustentável. Foi o caso da melhoria da segurança dos ciclistas e monitorização dos seus fluxos, compreender e promover a mobilidade ativa no centro do município, melhorar a utilização e monitorização do estacionamento de rua e o incentivo do transporte escolar alternativo, reduzindo, assim, a utilização do transporte particular.

Para conseguir desenvolver estas quatro áreas, Braga aderiu ao programa europeu #ChallengeMyCity, em parceria com a EIT Urban Mobility, promovendo a apresentação de candidaturas inovadoras para cada uma das lacunas de mobilidade sustentável identificadas. Este programa europeu visa contribuir para o desenvolvimento da mobilidade sustentável nas cidades europeias, cooperando na implementação de projetos inovadores.

“Com o #ChallengeMyCity, o objetivo é ajudar Braga a ‘continuar o seu caminho rumo à mobilidade sustentável’, aproveitando a experiência europeia de outras cidades da mesma dimensão, confrontadas com os mesmos desafios”, afirma o município, em comunicado.

“Apoiamos as cidades na procura de novas soluções inovadoras de mobilidade e criamos um sistema em que as soluções podem ser testadas antes que as cidades invistam nelas. É aqui que as melhores práticas europeias de aprendizagem de outras cidades são canalizadas através do nosso trabalho em rede”, explica a responsável da EIT Urban Mobility pela implementação de todos os projetos em Portugal, Maria Paula Caycedo.

O financiamento europeu possibilita aos municípios testarem variadas soluções destinadas às necessidades de mobilidade sustentável, antes de celebrarem um acordo de investimento a longo prazo.