IN & Out

Os festivais que tornam o verão (ainda) mais quente

De norte a sul de Portugal, de junho a setembro, há uma vastíssima oferta de festivais de verão, com opções diversificadas para os amantes da música. Neste cartaz, deixamos-lhe algumas sugestões para aproveitar da melhor forma, com amigos ou em família, o calor desta estação.

Junho é o mês que assinala o arranque da época dos festivais de verão. Logo no início e apesar de acontecer ainda na primavera, tal como o nome indica, o Primavera Sound, que acontece no Parque da Cidade do Porto, é sempre uma opção a considerar, quase como um aquecimento para o que vai acontecer na estação seguinte. Estamos a falar de um festival que conta com grandes nomes, num exigente cartaz, que mistura novas tendências, de diversos géneros musicais. Olhamos agora para o que ainda aí vem.

O NOS Alive, a par de se ter imposto como o grande festival de verão português, é dos que melhor consegue atrair público estrangeiro. Na edição do ano passado, dos 85 mil espetadores, em média, 60 mil eram portugueses e 25 mil estrangeiros, oriundos de 98 países. Para além de uma excelente localização – Algés – que ajuda a atrair milhares de pessoas, a qualidade e a variedade do cartaz são o que o distingue dos demais. Este ano, de 6 a 8 de julho, pelos palcos do festival vão passar, entre outros, nomes como Puscifer, The Black Keys, Idles, Lizzo, Linda Martini, Carolina Deslandes e Bárbara Tinoco, Sam Smith, Spoon, Xinobi e King Princess.

Na semana a seguir, de 13 a 15 de julho, acontece no Meco, mais concretamente na Herdade do Cabeço da Flauta, o Super Bock Super Rock. Róisín Murphy, Father John Misty, The Legendary Tigerman, Sam The Kid com Orelha Negra, Nile Rodgers & Chic, L’Impératrice, Parov Stelar e Kaytranada são alguns dos inúmeros artistas a subir a palco neste festival.

Mais acima no mapa, em Vila Nova de Gaia, de 14 a 16 de julho, decorre o Marés Vivas. A marcar a edição de 2023, logo na primeira noite, atuam os Da Weasel. Neste festival, que junta várias gerações, não vão faltar Jorge Palma, Slow J, Os Quatro e Meia, Carolina Deslandes e Bárbara Tinoco, Cláudia Pascoal, Fernando Daniel, J. Balvin, Black Eyed Peas, The Script e Xavier Rudd.

Nos seus primórdios, o Sudoeste contava com grandes nomes da música pop-rock, privilegiando os artistas nacionais. No século XXI voltou-se mais para a eletrónica e o hip-hop, passando a atrair a atenção de um público mais adolescente. Na edição deste ano, de 9 a 12 de agosto, na Zambujeira do Mar, destacam-se os DJ superstars David Guetta, Hardwell e Steve Aoki.

Do Alentejo subimos até ao Alto Minho. De 16 a 19 de agosto, o relvado verdejante da Praia Fluvial do Taboão, nas margens do rio Coura, recebe o Paredes de Coura para mais uma edição. Para além da artista portuguesa A Garota Não, o festival vai contar com Tim Bernardes, Lorde, Jessie Ware, Yo La Tengo, Dry Cleaning, Squid, Little Simz, Black Midi, Kokoroko, Wilco, Sleaford Mods.