Capa Destaque Mulheres Inspiradoras

“A mulher dos sete ofícios”

Em mês de aniversário, comemorado precisamente no Dia da Madeira, a LIMPA VIP continua a dar mostras do seu fulgor, tendo aumentado recentemente a equipa. Voltámos a conversar com a CEO, Susana Silva, a “mulher dos sete ofícios” como é tratada carinhosamente pelos amigos, sobre a evolução da empresa e a sua paixão pela ilha da Madeira.

Começámos este mês a assinalar uma vez mais o Dia da Madeira. Data em que a ilha foi descoberta há mais de 600 anos. Um aniversário que é partilhado com a Limpa VIP, que foi fundada também num dia 1 de julho, mais concretamente em 1994. Que significado tem para a Susana comemorar o aniversário da sua empresa no dia da sua região?

Esse facto é uma feliz coincidência e o mérito deve-se ao meu Sócio e Fundador da Limpa Vip, Luís Pimenta, que é um acérrimo defensor da Região e da sua Autonomia e fez questão que coincidisse a abertura da empresa com a comemoração do dia da Madeira. Para mim significa muito, pois como sabem sou uma aficionada da nossa Ilha, por toda a nossa história, logo para mim é extraordinário que possa comemorar no mesmo dia o aniversário de duas “Instituições” que prezo e de que gosto muito.

Como referimos, a Limpa Vip acaba de comemorar o seu 29º aniversário. Resumidamente, que balanço nos pode fazer destas quase três décadas de existência da empresa?

Estas três décadas têm sido altamente desafiantes, devido a variadíssimos fatores, entre eles as crises financeiras europeias e mundiais e ainda uma Pandemia, contudo posso afirmar que o balanço tem sido positivo, temos conseguido atingir os nossos objetivos e sobretudo mantermo-nos num mercado pequeno com imensa concorrência, logo altamente competitivo. Nos dias de hoje posso dizer, orgulhosamente, que somos uma pequena empresa, familiar, mas muito bem referenciada na nossa área de serviços.

Antes de assumir a gestão da Limpa VIP, em 2019, a Susana Silva teve várias experiências profissionais em diferentes setores. Fale-nos um pouco desse seu percurso e de quais os projetos que a marcaram mais.

Eu sempre fui carinhosamente chamada, pelos meus amigos, de “a mulher dos sete ofícios”, isto porque nunca tive medo de enfrentar um bom desafio, obviamente que caí algumas vezes, mas rapidamente me levantei e segui o percurso. Passei por diversas áreas, desde comércio, restauração até chegar propriamente às áreas do Marketing e do Vinho, e aí foi onde mais me identifiquei realmente, mais concretamente na empresa HMBorges, uma das mais antigas produtoras de Vinho Madeira, e refiro esta empresa em particular pois foi ali que tive a oportunidade de aliar as duas áreas de que mais gosto, o Marketing e o Vinho Madeira.

Quais são as suas principais fontes de inspiração? E o que é para si uma mulher inspiradora?

Costumo dizer que aproveito tudo o que possa existir de bom ao meu redor para me inspirar, sejam pessoas ou lugares. Nas pessoas vou buscar inspiração sobretudo às minhas funcionárias, mulheres de garra e lutadoras e nos lugares, aí, para mim, ainda é mais fácil – em cada recanto desta nossa Ilha maravilhosa. Para mim uma mulher inspiradora é uma mulher lutadora, independente, justa e humilde. Tenho por hábito dizer, sem qualquer preconceito ou estereótipo, obviamente, que uma mulher inspiradora é a mulher que os homens temem.

“Tenho o maior respeito e orgulho nas nossas funcionárias, (…) elas são a nossa máquina e quem mais defende a nossa camisola”

Percebe-se que o respeito e a solidariedade com as suas funcionárias são valores muito importantes para si. Imagino que isso se reflita no ambiente que se vive na empresa?

Sim, tenho o maior respeito e orgulho nas nossas funcionárias, muitas vezes digo que prefiro perder um dedo que uma funcionária, elas são a nossa máquina e quem mais defende a nossa camisola, logo aí têm todo o nosso maior respeito e consideração. O ambiente que se vive é familiar, sentimo-nos parte integrante da família de cada uma e vice-versa. Obviamente que nem tudo são rosas, não é fácil evitar e mediar algum conflito numa equipa, mas vamos conseguindo ultrapassar.

A qualidade do trabalho e os bons resultados financeiros das empresas costumam acompanhar a felicidade no local de trabalho. A Limpa VIP viu a sua equipa crescer bastante nestes últimos meses. É sinal de que o trabalho está a correr bem?

Sim, o mercado para a nossa área tem sentido um crescimento exponencial na procura, logo foi necessário reforçar a nossa equipa e desde a nossa última entrevista, em fevereiro passado, admitimos mais colaboradoras, o que nos deixa muito satisfeitos, pois se bem se recordam um dos nossos objetivos era crescer, angariar novos clientes e consequentemente aumentar a nossa equipa. Temos conseguido atingir metas, sempre com os pés bem assentes na terra e a humildade e resiliência que nos caracterizam.

Quantas pessoas trabalham atualmente na Limpa VIP? Continuam a ser 99% mulheres? Enquanto gestora, quais são os principais desafios que a Susana enfrenta a lidar com a sua equipa?

Neste momento temos cerca de 30 funcionárias e continuamos a ser 99% mulheres. Não é fácil gerir uma equipa quase única e exclusivamente feminina e talvez o maior desafio tem a ver com isso mesmo, com o facto de serem mulheres. Muito embora se diga que os homens estão cada vez mais presentes e ativos nas tarefas e atividades ligadas aos filhos, na sua maioria continuam a ser as mulheres a ter o papel principal nessas tarefas e é essa a minha maior dificuldade – se é que se pode chamar assim – as faltas e baixas para assistência aos filhos. Somos uma equipa pequena e cada vez mais os recursos humanos são mais escassos, logo quando tenho estas faltas inesperadas é extremamente complicado fazer o reajustamento e gestão da nossa agenda.

“Aproveito tudo o que possa existir de bom ao meu redor para me inspirar, sejam pessoas ou lugares”

Da última vez que falámos sobre a empresa, abordámos a especificidade da limpeza ser um serviço aparentemente “invisível”, em que tantas vezes só se repara quando não está bem feita. É um dos parâmetros mais importantes na avaliação de um hotel ou de um alojamento local, por exemplo. Por isso, volto a perguntar-lhe, como é gerir uma empresa que faz este trabalho “na sombra”?

Pois, não é fácil, sobretudo motivar equipas. Às vezes seria bom se o cliente pudesse também elogiar um bocadinho, e há alguns que o fazem, mas não é de todo regular, logo essa parte tem de ser feita por nós e pelas supervisoras. Na parte de gestão propriamente dita, ou seja, financeira, a maior dificuldade está em fazer um cliente perceber os nossos valores, pois a limpeza, in – felizmente é sempre o parente pobre de qualquer setor. Muitos não entendem os custos para termos bons funcionários, bons produtos e materiais, na sua visão para limpar basta um pano e um aspirador, mas esta não é de todo a nossa realidade e se queremos prestar um bom serviço, o investimento nesta parte é grande.

A Limpa Vip dedica-se a todo o tipo de limpezas profissionais. Estamos a falar de que serviços concretamente?

A nossa empresa dedica-se sobretudo a limpezas gerais e de manutenção em todo o tipo de estabelecimentos, limpezas de final de obra, limpeza de superfícies vidradas, limpeza e tratamento de diversos tipos de pavimentos, lavagem de sofás, colchões, tapetes, carpetes e alcatifas, etc…

Que projetos tem para a Limpa Vip a curto e médio prazo? De que forma encara o futuro da empresa?

A médio prazo a empresa gostaria de adquirir instalações próprias onde pudéssemos adequar ou pensar de raiz um espaço mais dedicado à parte da lavagem de carpetes e também para armazém. Eu encaro sempre o futuro pela positiva, não podemos ter medo de arriscar, porque como dizem “a sorte protege os audazes”. Também acreditamos que o nosso futuro passa pelas parcerias, nas áreas que se podem enquadrar na nossa oferta de serviço. Aliás, recentemente fizemos uma dessas parcerias, numa área interessante e ainda muito por explorar, que foi com a “Vamos Organizar” by Catarina Pinto, uma empresa que organiza as casas dos clientes (roupeiros, armários…) e que se enquadra e complementa totalmente o nosso trabalho.

“Estas quatro páginas não chegariam para enumerar todos os sítios e eventos imperdíveis na nossa Ilha”

Regresso agora ao início da nossa conversa e à sua ilha da Madeira. Nesta nossa edição de verão, a Susana é uma verdadeira embaixadora da sua região. Por isso peço-lhe que nos diga, para si, quais são os pontos de interesse e os eventos que ninguém pode perder na Madeira?

Sou mesmo muito suspeita para responder a esta questão pois sou uma apaixonada pela Madeira. A nossa Ilha tem recantos maravilhosos, paisagens de cortar a respiração, até para nós que cá vivemos. Posso destacar alguns dos sítios que para mim são especiais, o caso da Serra do Fanal, o Chão da Ribeira, a Praia do Cais do Seixal, a Praia da Laje, o Miradouro do Cabo Girão, um nascer do sol na Ponta de São Lourenço ou no Pico Ruivo e um por do Sol na Praia dos Anjos ou no Paul do Mar, entre tantos, tantos outros. Quanto aos eventos, somos conhecidos pelo “povo sempre em festa” e de facto há sempre muita coisa a acontecer na nossa ilha, sejam os típicos arraiais, as festas e festivais temáticos que promovem os nossos produtos regionais, como o exemplo da Festa da Flor, a Festa do Vinho, o Mercadinho de Natal, as Festas Fim de Ano e vou parar por aqui pois estas quatro páginas não chegariam para enumerar todos os sítios e eventos imperdíveis na nossa Ilha.

E-mail: limpavip@gmail.com
Facebook: LIMPA VIP – Serviços e Limpeza, Lda.