Destaque Mundo Empresarial

Uma empresa sempre na vanguarda da construção

Luís Pacheco - Diretor Geral Grupo CCR

Rigor, sustentabilidade e integridade são as palavras que marcam o percurso da CCR – Engenharia & Construção, empresa fundada em 2005. Com o passar do tempo foi inovando e acompanhando as necessidades do mercado, destacando-se sempre por estar na vanguarda do seu setor, como nos conta o Diretor Geral do Grupo CCR, Luís Pacheco. A transição eficaz para uma economia mais sustentável é também um compromisso assumido por todo o grupo.

Começo por lhe pedir que, resumidamente, nos conte um pouco da história da CCR – Engenharia & Construção, desde a sua fundação, até aos dias de hoje.

A trajetória da CCR – Engenharia & Construção, desde a sua fundação em 2005, até aos dias de hoje, é um notável exemplo de crescimento e dedicação à excelência, no setor da construção civil, tanto em obras públicas como em obras privadas.

O nosso percurso começou como uma empresa especializada em alvenaria de tijolo face à vista, mas rapidamente nos destacámos. Foi reconhecido o Know-how, a organização e a abordagem estruturada aos desafios construtivos que iam surgindo no mercado e, com todo o mérito, evoluímos para o estatuto de empreiteiro geral. Assumindo a figura da entidade executante, fomos também aumentando a nossa capacidade de resposta, de sermos competitivos e inovadores, e isso expandiu a nossa produção por ganho de produtividade.

Em 2010, demos um importante passo estratégico quando decidimos expandir a operação para o mercado de obras públicas, o que permitiu consolidar a nossa posição como um player confiável e competente no setor.

Ao longo do tempo, foram implementadas estratégias de atuação que promoveram competências específicas e, naturalmente, os projetos foram-se tornando cada vez mais desafiantes. A construção de edificados habitacionais tornou-se uma preocupação central e transversal da sociedade, e a CCR – Engenharia & Construção apostou fortemente neste segmento e temos, inclusive, vários projetos imobiliários em curso.

Quais diria que são os principais fatores que permitiram à CCR – Engenharia & Construção chegar ao patamar atual?

Mais do que concretizar um Sistema de Gestão Integrado, que cumpre todos os requisitos aplicáveis pela Certificação da Qualidade, Ambiente e Segurança e Saúde, a CCR – Engenharia & Construção sempre se destacou por estar na vanguarda, isso significa que estamos continuamente alinhados com os mais altos padrões de gestão éticos, sociais e ambientais, garantindo modelos sustentáveis de produção e de consumo.

Reconhecemos na nossa política o compromisso da melhoria contínua dos processos. Este compromisso não garante apenas eficiência operacional, como também beneficia os stakeholders, mostrando a nossa dedicação em aprimorar a entrega de valor.

Não menos importante, o nosso ADN é enriquecido por uma cultura de valorização dos colaboradores. Eles são um pilar muito forte, eu diria incontornável, para o nosso sucesso. Os valores centrais do grupo influenciam a sua abordagem nos negócios e contribuem ativamente para os objetivos globais da empresa. Estes princípios guiam as nossas ações e decisões e promovem uma cultura empresarial sólida.

Nova Sede – Complexo Empresarial do Grupo CCR
Obra a cargo da CCR – Engenharia & Construção, com uma área de implementação de 18.000m2. A inauguração está prevista para junho de 2024.

Por estes fatores, posso dizer que alcançamos uma posição de destaque no mercado sustentada, não apenas por um sistema de gestão rigoroso, mas também pela dedicação a padrões éticos, a um desenvolvimento contínuo e pela cultura que valoriza profundamente o seu capital humano e os valores fundamentais.

No portefólio, disponível no vosso website, podemos ver os vossos principais clientes. Como foi conseguir chegar a estas empresas e instituições, bem conhecidas de todos, e como se mantém uma relação de confiança e duradoura com todos eles?

Construir e manter relacionamentos sólidos com os principais clientes e instituições é um dos pilares do nosso sucesso. O nosso percurso é, de facto, marcado pelo rigor, sustentabilidade e integridade. Esses princípios são a base da nossa cultura empresarial e têm sido fundamentais para estabelecer e manter relações de confiança com as empresas e instituições renomeadas que fazem parte do nosso portefólio.

O caminho para chegar a estes parceiros estratégicos envolveu um compromisso com as melhores práticas e regulamentos do setor. Investimos continuamente em eficiência e segurança, garantindo que os nossos projetos atendem e excedem as expectativas dos clientes. Além disso, temos uma forte responsabilidade comunitária, contribuindo positivamente para as comunidades onde operamos.

No que diz respeito à manutenção de relacionamentos de longo prazo, a chave é a transparência e a comunicação. Mantemos um diálogo constante com os nossos clientes, entendendo as suas necessidades em constante evolução e adaptando os nossos serviços para atender a essas expetativas. Além disso, a nossa dedicação no cumprimento de orçamentos e prazos, e o processo de assistência pós obra, que abrange o atendimento ao cliente após a entrega da obra, reforça a confiança que eles depositam em nós.

Embora o nosso espaço seja escasso, queria ainda ouvir, se possível, uma ideia sua, uma prioridade para o futuro da região, da economia e das empresas.

No Grupo CCR, incluindo a CCR – Engenharia & Construção, estamos firmemente comprometidos com a ideia de que é vital adotar estratégias que conduzam a uma transição eficaz para uma economia mais sustentável.

Esta transição não é apenas uma obrigação, mas representa também uma oportunidade. Ao abraçar a sustentabilidade, podemos acelerar o processo de inovação, promover a criação de empregos e fortalecer a nossa resiliência económica a longo prazo.

Portanto, a nossa visão para o futuro não se limita apenas a alcançar resultados financeiros sólidos, mas também a contribuir ativamente para a melhoria da qualidade de vida da comunidade e para a preservação do ambiente.

Nesse sentido, estamos comprometidos em investir em soluções e tecnologias sustentáveis, procurando a redução de nossa pegada ambiental e promovendo práticas responsáveis em toda a cadeia de valor. Acreditamos que esse compromisso com a sustentabilidade permitirá sermos os impulsionadores de uma mudança positiva na região, inspirando outras empresas a seguirem o mesmo caminho.