Mulheres Inspiradoras Mundo Empresarial

40 anos de qualidade e transparência

É mesmo à face da Estrada da Costa de Prata (EN 109), praticamente a meio caminho entre Leiria e a Figueira da Foz, que encontramos a Gopecauto. Trata-se de uma empresa familiar que vende e repara viaturas, para além de disponibilizar todos os serviços automóveis de que o cliente necessita. Tânia Pedrosa, filha do proprietário e responsável financeira e de apoio à gestão da empresa, explica como se mantém o sucesso ao longo de 40 anos.

A Gopecauto surgiu em 1983 com três sócios que lhe deram o nome – o Gomes, o Pedrosa e o Cruz. Em 1990, Carlos Pedrosa passou a ser o único sócio e passou a gerir o negócio com a sua esposa. Inicialmente, a empresa atuava apenas na área da reparação automóvel, mas é já com o atual proprietário que surge a oportunidade de entrar no comércio de viaturas, crescendo a pouco e pouco, até se tornar o principal negócio da Gopecauto. Em 1991, mudam-se para instalações próprias e é lá que foram, ao longo dos anos, aumentando o espaço e conseguindo que este se tornasse um fator de notoriedade.

Quem nos conta esta história é Tânia Pedrosa, filha de Carlos Pedrosa e atual responsável financeira e de apoio à gestão da Gopecauto. Como é visível, estamos perante uma empresa fa-miliar, que se orgulha dessa sua caraterística e comunica isso aos seus clientes: “É no carro que a família se reúne”. Tânia Pedrosa sabe que já têm um grande reconhecimento local e que, por essa razão, esperam que quando alguém lhes compra um automóvel, a Gopecauto se torne o stand da família. “Vendemos hoje ao pai, amanhã aos filhos e assim sucessivamente”, explica.

A Gopecauto, para além de vender viaturas, também disponibiliza serviços de reparação, colisão, mecânica e eletrónica, limpeza e financiamento. “É isso que nos diferencia da concorrência”, afirma a gestora. O objetivo passa por permitir que, no mesmo local, o cliente tenha toda a oferta que necessita, sempre com a melhor qualidade possível. Apesar do comércio de viaturas ser o seu principal negócio, a empresa nasceu na área de reparação e é também por aí que a Gopecauto se pretende destacar e diferenciar.

A juntar a todos estes serviços, a Gopecauto criou, em 2019, um Rent a Car – a Ok Go! – respondendo à procura de mercado. Tânia Pedrosa conta-nos que, todos os verões, familiares de clientes ou mesmo clientes que tinham imigrado, chegavam às suas terras e procuravam-nos para alugar um carro. “Quando vinham de férias, a família toda viajava num carro e, quando chegavam, precisavam de alugar um carro para os filhos”, acrescenta. A responsável financeira afirma que o serviço ainda tem uma “dimensão pequena”, mas o objetivo é aumentar a sua notoriedade. Para isso, pretendem alterar a localização do Ok Go! para um espaço mais próximo do público.

No entanto, para o comércio de automóveis, a sua localização (Nacional 109) não é uma limitação, sendo que as “pessoas deslocam-se pelo país inteiro para comprar carros”. Se for necessário, “deslocamo-nos para o cliente ver o carro”, acrescenta Tânia Pedrosa.

A empresária destaca a importância do digital e o quão se torna essencial ter essa presença para ter visibilidade, principalmente a nível nacional. Estando a poucos meses de celebrar 40 anos, a empresa irá fazer um rebranding e apresentar um novo site em breve. “Vamos querer mudar a imagem e também a forma como comunicamos, para ficarmos mais próximos do cliente atual”, afirma.

A Gopecauto segue-se pelo lema “A qualidade e a transparência são a chave para o sucesso” e orgulha-se que estas caraterísticas sejam confirmadas pelos seus clientes. Tânia Pedrosa reconhece que o comércio de automóveis está muito conotado à falta de transparência, algo que não acontece com a Gopecauto, devido a ter um histórico de credibilidade de quase 40 anos.

Conhecer o mundo profissional

Tânia Pedrosa nasceu depois da Gopecauto e cresceu com a empresa. Licenciou-se em gestão, mas decidiu candidatar-se a outras empresas, de modo a ganhar experiência e uma visão mais abrangente do mercado de trabalho. A ideia inicial era ficar um ano a trabalhar, mas ficou seis, na área da auditoria financeira e revisão de contas. “Se eu tivesse começado a trabalhar aqui (na Gopecauto) não traria nenhum valor acrescentado”.

Tânia Pedrosa foi nomeada para Personalidade Feminina do ano pelo Standvirtual e analisou esta distinção de uma forma muito lúcida. Se por um lado pode ser “mal visto” estar ainda, em 2023, a distinguir mulheres, por outro, torna-se importante, tendo em conta que o setor é, maioritariamente, gerido por homens. A responsável financeira considera que é necessário refletir se as mulheres, dedicando o mesmo tempo que os homens à profissão, têm as mesmas oportunidades. “Não há mal nenhum em mulheres se dedicarem menos à vida profissional, desde que seja uma opção delas”, acrescenta.

Quanto à distinção, gostou muito de fazer parte das nomeadas e assume que é bom e importante poder partilhar experiências com outras colegas da mesma área.