Mulheres Inspiradoras

Cenários de sonho para eventos mágicos e memoráveis

É com a Nuvens de Algodão que Vera Fernandes realiza sonhos, transformando qualquer evento num espaço mágico, fazendo jus ao nome. É graças ao seu dom e paixão pela decoração e artes manuais, que organiza, decora e planeia todo o tipo de eventos e festas.

A Nuvens de Algodão é um projeto de organização e decoração de eventos que surgiu gradualmente nas ambições profissionais de Vera Fernandes. A contabilista de profissão admite gostar de “artes manuais e decorativas” desde que era criança, o que a levou a desenvolver um pequeno “hobby” – ajudava nas preparações das festas de amigos, aniversários, batizados e outras festas familiares.

Esta vontade de “planear, organizar e decorar eventos” foi crescendo e a ambição de ter um projeto nesta área surgiu conjuntamente com o convite para ficar responsável de toda a decoração da Quinta da Avó – um espaço intimista utilizado para eventos de média dimensão.

A Nuvens de Algodão trabalha principalmente aos fins de semana para a decoração de pequenos e médios eventos. Disponibiliza também produtos de arte floral, tais como ramos de noivas, caixas presente, entre outros. Sem necessitar de um espaço físico, Vera Fernandes gere todos os trabalhos a partir das redes sociais, considerando estas plataformas “uma mais-valia”. É aí que dá a conhecer a sua arte e pode responder a futuros e atuais clientes. Ainda disponibiliza os seus serviços para a Quinta da Avó, no qual aplica a mesma abordagem de trabalho.

A organizadora aborda diretamente cada cliente, dando a conhecer os seus serviços e sempre tentando responder às suas necessidades. É realizada uma check list (lista de verificação de tarefas) com tudo o que é necessário para cada evento, incluindo os fornecedores ideais para obter o melhor resultado possível. A elaboração dos convites, todo o estacionário, a arte floral e a decoração é da autoria de Vera Fernandes, à exceção do Cake Design (o design do bolo), para o qual recorre a fornecedores externos. O trabalho só termina quando o evento começa.

“O segredo da vida é amar verdadeiramente aquilo que se faz e eu sinto-me feliz por isso.”

Vera Fernandes

Hoje, a Nuvens de Algodão decora todo o tipo de eventos: familiares, de amigos e até corporativos. Vera Fernandes trabalha também com diferentes faixas etárias, confessando que as mais desafiantes são as mais velhas e do sexo masculino. No entanto, “estou sempre pronta para novos desafios é com eles que mais evoluímos”, afirma.

Apesar de se dedicar ainda à contabilidade, investiu também em formação em arte floral, gestão e organização de eventos, decoração, entre outros. Esta aposta, diz-nos, é mesmo o principal fator de diferenciação neste mercado, explicando que a criatividade não é suficiente. É necessário acompanhar as novas tendências e ter algum conhecimento para “encontrar o nosso estilo próprio, fazer diferente”.

A dedicação, o reconhecimento e paixão

É inegável a paixão que Vera Fernandes demonstra por este trabalho criativo, colocando todo o seu empenho e profissionalismo em cada um dos seus projetos. Assume que o que mais a entusiasma é “poder realizar sonhos” e se lhe for dada total liberdade, a imaginação voa e a as ideias correm – tudo é pensado ao pormenor, com uma grande dedicação. Os clientes só poderão esperar o melhor da decoradora de eventos, que tenta sempre “que tudo seja perfeito”.

A Nuvens de Algodão pode afirmar que tem clientes fiéis ao seu trabalho e que já “fazem parte da família”. Vera Fernandes confessa que o mais gratificante do trabalho é todo o feedback no final de cada evento. O reconhecimento do seu empenho e do caminho que percorreu é o que mais ambiciona e, que, aos poucos, já tem vindo a alcançar. Acrescenta ainda que a melhor parte de gerir este negócio por conta própria é a possibilidade de poder executar as suas “ideias sem limites”.

O Futuro ainda é uma incógnita, mas Vera Fernandes não está preocupada, porque sabe que já tem tudo o que necessita para ser feliz: “O segredo da vida é amar verdadeiramente aquilo que se faz e eu sinto-me feliz por isso.”