Capa Destaque Mulheres Inspiradoras

“Mais versátil e adaptável” mas, sobretudo, “mais justo”

O futuro do mercado de trabalho preconizado pela Brain Power, liderada por Sandra Soares

Sandra Soares, CEO e fundadora da Brain Power, não se limita a acreditar que o “futuro pode ser melhor”. Para ajudar a construí-lo criou um conceito totalmente inovador que se materializou na Brain Power, um grupo que não pára de crescer e de se internacionalizar. O seu modelo está a revolucionar o mercado de trabalho, particularmente o dos trabalhadores independentes. É ela que nos explica, nesta entrevista, como tudo funciona, revelando-nos várias novidades em primeira mão.

O mote que nos lança para esta entrevista é “O Futuro Pode Ser Melhor”, um dos slogans presentes na vossa estratégia de comunicação. Não posso por isso deixar de lhe perguntar, Sandra Soares, qual a sua visão para esse futuro?

A minha visão para este futuro é a construção de um mercado de trabalho mais justo, com mais direitos e garantias para todos e também mais versátil e adaptável, capaz de acompanhar toda a evolução tecnológica e as mudanças cada vez mais frequentes e repentinas do mercado, salvaguardando os trabalhadores e as empresas. Acredito profundamente que o modelo único da Brain Power e nomeadamente a consultoria e o outsourcing são as ferramentas certas e mais capazes de responder eficazmente a todos estes desafios. Prova disso é o facto de o outsourcing e a consultoria terem sido a solução para muitas empresas conseguirem reerguer os seus negócios e até construírem mais vantagens competitivas, otimizando os seus recursos, na época de pandemia.

Desde sempre que acredito que o outsourcing e a consultoria são uma alavanca para a economia e a dinamização da mesma, pois têm a capacidade de conceder às empresas e aos trabalhadores a versatilidade, a adaptabilidade e a não resistência à mudança que nos são exigidas nos dias de hoje se queremos ter um futuro melhor em termos profissionais.

A missão da Brain Power e o seu sonho, como nos revelou da última vez que falámos, é dar “mais direitos, mais garantias e mais estabilidade aos trabalhadores independentes”. Resumidamente, como conseguem fazê-lo?

A Brain Power consegue dar mais direitos, garantias e estabilidade profissional aos trabalhadores independentes, porque aposta neles enquanto trabalhadores por conta de outrem. Este processo é feito estabelecendo relações contratuais com estes prestadores de serviços, tornando-os nossos colaboradores e alocando-os, em regime de outsourcing, a projetos de empresas nossas parceiras. Assim, estes profissionais poderão usufruir de mais direitos e garantias, como a baixa médica, subsídio de férias, subsídio de desemprego, carreira contributiva estável, mais facilidade na obtenção de créditos, entre outros direitos e garantias legais que os trabalhadores independentes não têm acesso, ou tem por valores inferiores, ou este é-lhes mais dificultado. Desta forma conquistam mais estabilidade profissional e não abdicam da liberdade que os trabalhadores independentes têm nas suas profissões.

Definem como condição para atingir a estabilidade laboral estar rodeado “das pessoas certas”. Como são idealmente essas pessoas?

Quando nos referimos às “pessoas certas” estamos a referirmo-nos às pessoas que integram a equipa da Brain Power. Ou seja, tentamos que os profissionais e as empresas que nos procuram encontrem aqui uma equipa multidisciplinar que os pode aconselhar profissional, burocrática e legalmente, de modo a tomarem as decisões de negócio e de carreira com uma rede de apoio e segurança que lhes pode dar mais know-how e melhores condições para descobrirem o caminho certo a seguir dentro do mercado, de forma a obterem os melhores resultados possíveis.

Outro ponto fundamental do vosso trabalho é o acompanhamento dos vossos colaboradores. Quando afirma que decidem em conjunto “qual o melhor caminho”, isso significa que participam também na estratégia individual da carreira de cada um?

Sim, de facto a proximidade que temos com os nossos parceiros e colaboradores é realmente única, ao ponto de nos darem o privilégio de fazermos parte do processo de decisão do caminho profissional que estes pretendem seguir. É óbvio que consideramos isto como um enorme voto de confiança, fruto do nosso bom desempenho, lealdade, profissionalismo e transparência para com todos os nossos colaboradores. Está no nosso ADN conhecer ao detalhe cada um dos nossos parceiros, clientes e colaboradores, de forma a construirmos uma relação de confiança e de proximidade, condição essencial para responder às ambições de longo prazo de ambos.

 A formação focada nas soft skills é uma das vossas grandes apostas. Qual a importância que estas têm para vocês na carreira dos profissionais?

No nosso entender, as soft skills são as características fundamentais que garantem a sobrevivência dos profissionais no mercado de trabalho extremamente tecnológico e competitivo de hoje, daí que sejam o nosso foco em termos formativos. O desenvolvimento de capacidades como espírito crítico, capacidade de adaptação à mudança, capacidade de liderança, ter uma comunicação eficaz, ter empatia, saber gerir o tempo, ser dotado de inteligência emocional, entre outras é que se constitui verdadeiramente como a proposta de valor de cada profissional e que o poderá tornar único no mercado de trabalho e fazer realmente diferença numa empresa.

“Fiquem atentos para o que estamos a preparar, pois decerto seremos uma vez mais pioneiros na resposta tecnológica e de know-how para qualquer trabalhador”

Os profissionais do imobiliário continuam a ser aqueles que mais vos procuram? É um indicador do estado do mercado laboral atual?

Sim, os profissionais do ramo imobiliário continuam a ser os mais nos procuram, também porque já atuamos nesse mercado desde o início deste projeto. Contudo, atualmente somos requisitados por empresas e profissionais de todas as áreas de prestação de serviços, sendo que a procura internacional tem registado um crescimento acentuado no último ano, representando 23,7% dos nossos colaboradores e parceiros. Tal facto fez com que o Grupo Brain Power investisse em conhecimento legal e estudasse as necessidades que este mercado apresenta. Neste momento, contamos com colaboradores e parceiros em áreas como o ramo imobiliário, saúde, desporto, tecnologia, energia, entretenimento, cultura e TVDE. Com a maior aceitação do serviço de outsourcing e consultoria por parte dos agentes económicos, contamos brevemente abranger muitas mais áreas de negócio.

Quais são as principais expectativas dos profissionais que vos procuram?

A maior expectativa dos profissionais que nos procuram é conseguirem libertar-se de todo o trabalho e complexidade do facto de terem atividade aberta. E estes encargos não são apenas financeiros, são também fiscais e burocráticos, pois têm sempre uma necessidade de apoio e de aconselhamento nestas áreas, porque a informação e o esclarecimento que conseguem obter não é suficiente para se sentirem seguros de que o que estão a fazer está correto e não terá implicações legais (ex.: declarações de IVA, como abrir atividade, passar recibos verdes, Segurança Social, IRS, etc.).

Como funcionam as vossas franquias e porque têm nomes de pedras preciosas?

As nossas franquias, embora sejam empresas independentes, em termos de atuação, estratégia e comunicação são interdependentes. Contudo, nos primeiros cinco anos de cada franchisado, é feito um acompanhamento intenso junto dos mesmos para garantir que estes têm as bases, as ferramentas e o conhecimento necessários para prestar o melhor serviço ao mercado. Este acompanhamento permite-nos lançar uma linha condutora e unificadora naquilo que é a formação, o posicionamento, o marketing e a estratégia da marca Brain Power. Chegando ao fim o período inicial dos cinco anos, as nossas franquias deixam de ser franchisados e passarão a construir o seu caminho com mais autonomia, ficando a Brain Power Master como parceiro oficial. Neste momento, a maioria dos nossos franchisados já está a atingir o período dos cinco anos, por isso o futuro é tornarmo-nos num grupo empresarial, o Grupo Brain Power, o que já está a acontecer.

Relativamente às pedras preciosas, o facto de a cada empresa estar associada uma pedra preciosa foi a forma que eu idealizei de o nome de cada empresa conseguir refletir a raridade do nosso modelo e a importância e seriedade que a missão Brain Power tem para mim e para toda a equipa.

A equipa interna da Brain Power tem crescido ou mantém-se estável ao longo do tempo?

Quantas pessoas trabalham na empresa atualmente? A equipa interna da Brain Power, em especial neste último ano, tem registado um crescimento considerável, uma vez que o nosso negócio também tem crescido, existe a necessidade de aumentarmos a nossa capacidade de resposta. Para além disso, o facto de querermos automatizar alguns processos e inovar, também criou novos postos de trabalho.

“O modelo único da Brain Power, a consultoria e o outsourcing são as ferramentas certas e mais capazes
de responder eficazmente a todos os desafios”

Qual é o papel desempenhado pela tecnologia no vosso modelo único de atuação? Encaram a evolução tecnológica como uma vantagem ou um desafio para a sobrevivência de algumas funções?

A tecnologia ocupa um espaço cada vez mais importante no nosso quotidiano, na medida em que nos permite ter melhores ferramentas para aumentar a nossa capacidade de resposta e nível de serviço aos nossos colaboradores e parceiros. Neste sentido, a evolução tecnológica obviamente que se constitui como uma vantagem competitiva. Sendo a Brain Power um grupo de empresas de pessoas para pessoas, privilegiamos as relações interpessoais e qualquer membro da nossa equipa, independentemente da função e hierarquia, é válido para continuar a trabalhar connosco, mesmo que a sua função seja passível de ser substituída pela tecnologia. Daí que o nosso foco esteja nas soft skills, nomeadamente na adaptabilidade e versatilidade de cada profissional.

Quer aproveitar esta oportunidade para nos revelar algum projeto futuro da Brain Power?

Posso adiantar alguns pormenores! Além de nos consolidarmos como grupo empresarial, o futuro da Brain Power também tem como foco alguma automatização do nosso negócio, por isso temos vindo a fazer um forte investimento no nosso desenvolvimento tecnológico. Neste sentido, até ao final deste ano, contamos já ter mais processos internos automatizados. Desvendado ainda mais um pouco do que está para vir, já está em curso um novo projeto, o desenvolvimento de uma app móvel que disponibilizaremos a clientes e colaboradores de forma a tornarmos mais célere todos os nossos processos e a emissão e/ou consulta de qualquer documentação necessária. Para além disso, também já se encontra em processo de desenvolvimento um projeto numa nova área de negócio com o intuito de fornecer ferramentas indispensáveis para que qualquer pessoa consiga alcançar o sucesso profissional pretendido.

Portanto, fiquem atentos para o que estamos a preparar, pois decerto seremos uma vez mais pioneiros na resposta tecnológica e de know-how para qualquer trabalhador, seja independente ou por conta de outrem, e uma vantagem competitiva para qualquer empresa. Todas estas iniciativas correspondem a um investimento acima dos 500 mil euros por parte do Grupo Brain Power.

Antes de terminarmos esta nossa entrevista, quero ainda perguntar-lhe o que é para si uma mulher inspiradora? E quais são as suas fontes de inspiração para liderar uma empresa com a dimensão da Brain Power?

Mais do que ser homem ou mulher, as pessoas inspiram-me. Por isso, defino o tipo de pessoa que me inspira como uma pessoa empática, com um verdadeiro sentido de missão, com uma dose de criatividade que a faz inovar, humilde, com uma incessante vontade de aprender, determinada e com a perfeita noção de que os outros são importantes para nos ajudarem a crescer e a construir uma obra maior e melhor.

A minha equipa e as pessoas que me são próximas é que são efetivamente a minha fonte de inspiração. Daí que o meu foco e o meu propósito são as pessoas, porque sem elas não existe organização. Sem as pessoas que fazem parte da minha equipa eu até poderia ter uma excelente ideia de negócio, mas não a conseguiria colocar em prática e chegar ao patamar onde a Brain Power está sem a ajuda da minha equipa.

Ao confiarem em mim e eu neles, ao tomarem a missão da Brain Power como a deles também e de muitas vezes darem “o corpo às balas” por mim e pela empresa, isto só me pode inspirar e motivar para continuar a construir e a fazer crescer o Grupo Brain Power.