Destaque Gastronomia | Vinhos

Uma fusão única: cozinha italiana abre as suas portas à gastronomia madeirense

Numa visita à Madeira não passarão despercebidos os restaurantes do grupo Casa Itália – Casa Itália Infante, Casa Itália Lido, Pastifício Gusto Piornais e Pastifício Gusto Ajuda. É aí que poderá ter uma verdadeira experiência italiana, com massas produzidas na sua própria fábrica e receitas únicas aliadas à tradição madeirense.

O grupo Casa Itália nasceu das mãos de Germano Soares, um emigrante venezuelano, que viu um grande potencial em quatro restaurantes italianos, pretendendo manter e desenvolver o conceito do primeiro fundador: Casa Itália Infante, Casa Itália Lido, Pastifício Gusto Piornais e Pastifício Gusto Ajuda.

Assumem ser “a melhor cozinha italiana”, principalmente pelo conceito e processo de produção. Pastifício Gusto é o nome que explica a essência: a palavra Pastifício significa “produção de massa fresca e seca” e a palavra Gusto é traduzida para “gosto e paladar”, explicam. A junção dos dois termos resultou na criação da sua própria fábrica de massas, oferecendo ao cliente uma verdadeira experiência italiana, com receitas únicas de pastas e pizzas. Apesar de estar associado a um só restaurante, o processo funciona da mesma forma nas várias Casas Itália.

Os verdadeiros ingredientes italianos aqui utilizados são um dos segredos destes sabores genuínos. No entanto, alguns produtos são inevitavelmente de origem nacional para ser possível manter a sua frescura. Já nas sobremesas destacam-se os gelados italianos, produzidos também na hora e com uma grande diversidade de sabores. Um bom prato acompanha-se com um bom vinho e na Casa Itália não poderia ser diferente. A escolha para vinho da casa recaiu no Vinha da Foz, da região do Douro. “Achámos que seria a melhor opção e teria o melhor enquadramento com o tipo de pratos que temos”.

A Casa Itália recebe clientes da ilha e de diversos cantos do mundo, de quem recebem sempre comentários muito positivos ao serviço e à gastronomia, mais especificamente, à grande variedade de massas frescas. As ambições futuras, assentes em “criar, arriscar e inovar mais”, já estão a ser colocadas em prática no presente. Recentemente a cozinha italiana fez uma fusão com as tradições madeirenses, permitindo ao cliente acompanhar a sua massa fresca com um filete de espada com banana, um bife de porco com vinho da madeira, um bife de atum com cebolada, uma costeleta com molho de mostarda ou um bife de vaca. O objetivo também passa por incluir mais opções de proteína animal.

Esta fusão de sabores acabou por ser muito bem recebida pelos clientes, excedendo as expectativas da gerência. “Uma refeição com muito amor e paixão” é que pode esperar de uma visita a qualquer um dos restaurantes do grupo, com um serviço que o fará sempre sentir-se “em casa”.