Atualidade Notícias

CROA é o novo canil e gatil de Barcelos

Este domingo, dia 5 de novembro, foi inaugurado o Centro de Recolha Oficial de Animais de Barcelos – o CROA. Este edifício, localizado na freguesia de Gamil, irá ser um canil e gatil municipal com capacidade de acolher cerca de 50 animais, havendo a intenção de triplicar esta capacidade.

O Centro de Recolha Oficial de Animais de Barcelos, o CROA, foi inaugurado ontem, dia 5 de novembro, constituindo o canil e gatil do Município. O Edifício localiza-se na freguesia de Gamil e tem a capacidade de acolher cerca de 50 animais, integrando 20 celas individuais, duas de grupos duplas, duas de isolamento, um gatil com espaço para quarentena e uma cela para outras espécies.

O Presidente da Câmara, Mário Constantino Lopes, afirmou, na cerimónia de inauguração, que este é só “o primeiro passo para melhorar a proteção animal”, revelando que já está a “decorrer um procedimento concursal para o aumento destas instalações, que vai mais do que triplicar a capacidade deste canil”.

A inauguração do CROA representou uma solução para um problema do Município, sendo este relacionado com o crescente abandono de animais de companhia. O autarca apela que todos os residentes colaborem na consciencialização contra o abandono animal.

A cerimónia contou com o descerramento de uma placa alusiva ao CROA e com uma visita guiada às instalações, no qual o veterinário Municipal, Luís Almeida, explicou como os animais recolhidos irão ser tratados e acolhidos: vai ser possível realizar esterilizações, dar a vacina antirrábica e incluir identificações eletrónicas.

As salas de tratamento e de apoio à triagem, a sala de esterilização, o espaço de recobro, os serviços administrativos e o gabinete de apoio técnico e veterinário estão inseridos num edifício independente.

A obra teve um custo de cerca de 450 mil euros, dos quais 113 mil foram financiados pelo ICNF – Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas. Esta intervenção incluiu a “limpeza do local e trabalhos de movimento de terras necessários ao nivelamento pretendido para a colocação das plataformas, e a criação de infraestruturas de apoio e de acessos”, explicou o Município.