Atualidade Notícias

Penafiel nos últimos preparativos para receber uma ainda maior Feira de São Martinho

A Feira de São Martinho está de regresso a Penafiel, de 10 a 20 de novembro, tornando-se já uma tradição do concelho que atrai milhares de visitantes. Nesta edição, as condições logísticas, de acesso e de estacionamento serão melhoradas, de modo a elevar a experiência e engrandecer o evento.

Em Penafiel prolonga-se o São Martinho, vivendo-se esta festividade durante 10 dias. A já tradicional Feira de São Martinho, “uma das maiores feiras comerciais do distrito do Porto”, realiza-se de 10 a 20 de novembro, esperando receber milhares de visitantes.

O Município de Penafiel, o organizador deste evento, revela que a feira irá passar por requalificações, melhorando as condições de acesso e aumentado o espaço físico, mais especificamente os acessos pedonais e o estacionamento.

No primeiro dia, 10 de novembro, regressam à Quinta de Puços, junto aos Ponto C, duas tendas gastronómicas com os “melhores petiscos da região e as tão esperadas provas de vinho novo”, indica o Município. Estes dois espaços funcionarão das 10:00 horas à 00:00, exceto entre os dias 13 e 17, que verão um horário reduzido: das 11:30 horas às 23:00 horas.

No próprio Dia de São Martinho e feriado municipal, dia 11, não poderia deixar de se realizar o Tradicional Magusto de São Martinho, no recinto das provas de vinhos, pelas 17:00 horas. As castanhas serão assadas num assador gigante e distribuídas aos que por ali passam. Este magusto será repetido no dia 12 e 19. Ainda no dia de São Martinho, pelas 10:00 horas, na Igreja Matriz, decorrerá a Eucaristia Solene em honra de S. Martinho, seguindo-se a procissão com o andor do Santo Padroeiro.

O Largo da Misericórdia recebe a mostra e venda de artesanato, estando aberta das 10:00 horas às 20:00 horas, exceto entre os dias 13 e 17, que só abrirá de tarde, das 14:00 horas às 20:00 horas.

Destaca-se também, no Pavilhão de Feiras e Exposições de Penafiel, a mostra de gado bovino, a acontecer no dia 10 e a de gado equídeo, no dia 11. No mesmo local, de 10 a 12, realizar-se-á a Rota Motard de São Martinho, organizada pela Moto Clube Vale de Sousa.

Com a pretensão de promover o desporto em Penafiel, a Associação Clube BTT Penafiel organiza o 2º passeio BTT, a acontecer no dia 18 de novembro. A partida está marca para as 09:00 horas, no Parque da Cidade.

A Feira de São Martinho é uma festa de família, em que tanto não pode faltar atrações e diversões para os mais novos, como restaurantes e locais de convívio para os mais velhos.