Desporto Destaque

Uma oportunidade única de correr e nadar no coração do rio Tâmega

Sérgio Moreira, Organizador Swimrun Tâmega

O Swimrun chegou à região do rio Tâmega em 2020, pelas mãos de Sérgio Moreira. O atleta confessou querer dar a conhecer a “beleza e o desafio desta disciplina”, que conjuga a natação com a corrida em “paisagens naturais e deslumbrantes”. A contagem decrescente para edição de 2024 já começou.

O Swimrun já tinha sido implementado em Portugal, por Bruno Safara, o mesmo que impulsionou Sérgio Moreira – um grande entusiasta pelo desporto, desde que participou no Rockman, na Noruega – a fazer nascer, em 2020, o Swimrun Tâmega, a primeira prova de Swimrun no norte de Portugal. Natural da região do Tâmega, o organizador juntou o melhor de dois mundos: o Swimrun e a sua terra natal, onde é possível descobrir todos os tesouros escondidos, explorar a sua natureza e o património histórico. Todos os atletas participantes terão a oportunidade de passar por praias fluviais, trilhos de montanhas, pela Capela de Rio de Moinhos, pelos antigos moinhos de água e vias romanas. “Este desporto promove o respeito pela natureza”, afirmou. A primeira edição só aconteceu em 2021, face à situação pandémica que se vivia no país. No entanto, tudo foi adaptado e organizado, conseguindo ser a primeira corrida em Portugal Pós-Covid. Contou com a participação de 70 atletas, em que todos já estavam familiarizados com o conceito e já tinham participado noutras provas de Swimrun.

Atualmente, o Swimrun Tâmega é constituído por três provas com distâncias diferentes, pretendendo que seja acessível a todos. O “formato sprint”, com 17 quilómetros em corrida e dois quilómetros de natação, destina-se a pessoas que estão a descobrir a modalidade, não exigindo um treino intensivo. O nível mediano é o “formato standard”, com 32 quilómetros em corrida e quatro em natação, sendo já requerido algum treino, considerando o percurso mais íngreme. Por fim, a “distância maratona” destina-se a atletas já com um grande desempenho e que pretendem “somar pontos no circuito mundial ÖTILLÖ”. Esta prova inclui 42 quilómetros de corrida e seis quilómetros de natação.

As provas de Swimrun podem acontecer em dupla ou individualmente, apesar da participação individual só ter sido autorizada há poucos anos e em percursos mais curtos por questões de segurança. Atualmente, já são os organizadores que definem se os atletas individuais podem realizar distâncias mais longas. No Swimrun Tâmega dois terços dos atletas concorrem individualmente e um terço em duplas – a média europeia apresenta números diferentes, o que de acordo com Sérgio Moreira está relacionado com a “dificuldade que os atletas portugueses têm em encontrar um parceiro devido à falta de praticantes”.

“Desde a conceção do Swimrun Tâmega, sempre quis integrar uma componente relacionada com a juventude.” É de ressaltar que desde que o desporto foi criado, em 2006, ainda não ocorreu nenhum acidente grave numa competição de Swimrun, o que comprova a sua segurança e acessibilidade.

Este ano, Sérgio Moreira conseguiu internacionalizar o Swimrun Tâmega, trazendo, pela primeira vez para Portugal, o selo ÖTILLÖ Merit Race. Já os vencedores da “distância maratona” qualificam-se diretamente para a final da ÖTILLÖ Swimrun World Championship. Todos os campeonatos mundiais acontecem no arquipélago de Estocolmo – “o local exato onde o desporto nasceu”. “É um pouco como a Meca do Swimrun, uma verdadeira peregrinação para todos os praticantes de Swimrun.”

A corrida ainda oferece um prémio de 5.000 euros, sendo este valor distribuído pelos três formatos de prova – a “sprint”, a “standard” e a “Maratona”. É a única corrida em Portugal que premeia monetariamente. Os vencedores que participam no “Sprint” ou na “Maratona” recebem 150 euros, os vencedores da categoria “Standard” ou “Maratona”, que participaram em dupla, recebem 300 euros. São distribuídos prémios até à terceira posição.

Um desporto para todas as idades

Os mais novos também não ficam de fora desta modalidade desportiva, sendo promovida a inclusão de crianças e jovens de diversos meios sociais e económicos. Existem percursos adaptados às diferentes faixas etárias, começando pela categoria “canard” (em português, patinho), dos quatro aos seis anos de idades. Nestas idades é permitida a presença de um adulto que garanta a segurança num percurso com 700 metros de corrida e dez metros de natação. O percurso vai aumentando com a idade, chegando até aos jovens dos 16 aos 18 que já fazem cinco quilómetros de corrida e 700 metros de natação.

“Desde a conceção do Swimrun Tâmega, sempre quis integrar uma componente relacionada com a juventude”, revelou Sérgio Moreira. É esta a justificação para que fosse criada a Academia Swimrun Tâmega, em parceria com o clube de triatlo Paredes Aventura. É ali que os jovens podem aprender a modalidade, com uma formação completa e especializada, e tornar-se grandes atletas. O organizador dá-nos o exemplo de Rúben, uma criança que começou há três anos e hoje compete no “Sprint”, tendo já conquistado a medalha de prata.

Este ano participaram no Swimrun para os mais novos quase 30 crianças. Para além da competição, todo o ambiente se adapta, torna-se festivo ao longo do percurso: estão presentes mascotes gigantes – o Tamegão, o Marco e a Pena – e são realizadas várias atividades relacionadas com a música. As pipocas também não podiam faltar.

O Swimrun, como o nome indica, une a paixão da natação com o entusiasmo da corrida. As provas acontecem no meio da natureza, entre paisagens magníficas, percorrendo trilhos que possibilitam uma envolvência com o meio ambiente.
É uma das modalidades desportivas que surgiram recentemente, mais precisamente em 2006, com a prova “ÖtillÖ”, que significa “de Ilha para Ilha”. Este conceito nasce de uma aposta entre amigos, em que se desafiaram a correr entre as várias ilhas do Arquipélago de Estocolmo, incluindo um trajeto de natação em águas abertas.
O Swimrun é hoje um fenómeno mundial, contando com mais de 700 corridas em diversos países da Europa e mais de 8000 participantes. Em Portugal, a primeira prova aconteceu em 2017 – a “Arrábida Swimrun”.

“Mais autonomia, menos plástico”

O Swimrun Tâmega assume ser Ecofriendly, promovendo o lema “mais autonomia, menos plástico”. Um dos seus grandes valores é a proteção da natureza, “tendo uma visão a longo prazo para a limpeza do rio e dos arredores”, refere Sérgio Moreira. Durante a preparação do percurso os trilhos são limpos e desbravados, para depois serem recuperadas pelos caminhantes. Durante três anos foram retiradas “várias toneladas de resíduos das margens do rio”.

“Este desporto promove o respeito pela natureza”

A organização ainda coopera com a Agência Portuguesa do Ambiente, os responsáveis da reserva natural, para preservarem a flora e a fauna no percurso. Este ainda passa por propriedades privadas que são exclusivamente abertas no dia da corrida, evitando passar por reservas protegidas e, ao mesmo tempo, conseguem apresentar um trajeto único.

Os copos de plástico são proibidos, as medalhas são produzidas em madeira, as t-shirts provêm da economia local e a sinalização na região é toda biodegradável. Para além disso, o atleta que for apanhado a deitar lixo para o trilho é automaticamente desqualificado. O objetivo é minimizar a pegada ecológica.

A internacionalização e a inovação

O Swimrun Tâmega tem crescido internacionalmente, recebendo recentemente a notícia que o selo “ÖtillÖ Merit Race” foi renovado. Este ano, a competição contou com a presença de diversos atletas de elite, provenientes da França, Suécia, Espanha e Inglaterra. Os comentários às provas também foram muito positivos, contribuindo para o grande objetivo de tornar o Swimrun Tâmega numa referência mundial.

“Estamos otimistas quanto ao crescimento substancial do número de swimrunners no próximo ano”, afirma o organizador. Acrescenta também que poderão contar com até 300 participantes em 2024, sendo um “emocionante embate entre os talentos portugueses e a elite mundial do Swimrun”.

Caraterísticas identitárias da prova Swimrun Tâmega:

1. Natureza: A prova Swimrun Tâmega é uma celebração da natureza, centrada no majestoso Rio Tâmega. Os participantes terão a oportunidade de explorar as margens pitorescas do rio, vivenciando uma aventura que enfatiza a sustentabilidade e a preservação do ambiente natural. Além disso, a prova destacará o rico património histórico da região, incorporando elementos culturais e históricos ao longo do percurso.

2. Inclusividade: A prova Swimrun Tâmega é concebida para ser inclusiva, oferecendo diferentes distâncias para atender a diversos níveis de condicionamento físico e idades. As categorias incluem “KIDS” para crianças, “Sprint” (17km) para os que desejam um desafio mais curto, “Standard” (34km) para os atletas intermediários, e “Maratona” (42km) para os mais experientes. Isso permite que pessoas de todas as idades e habilidades participem e se divirtam.

3. Experiência: A prova Swimrun Tâmega promete uma experiência única, repleta de alegria, música e festividade. Os participantes serão incentivados a aproveitar o percurso ao máximo, com áreas de entretenimento ao longo do caminho. A música local e as festividades criarão um ambiente festivo e energético, onde os atletas podem compartilhar alegria e criar memórias especiais.

4. Comunidade: A prova Swimrun Tâmega destaca a importância da comunidade e da partilha. Ao incentivar a participação de atletas de todas as origens, culturas e idades, ela constrói uma comunidade unida em torno da paixão pela natureza, desporto e aventura. A prova também promove a partilha de experiências e histórias entre os participantes, reforçando os laços comunitários e criando um sentimento de pertença.

O crescimento da reputação pode atrair atletas de outras modalidades, tais como “natação em águas abertas, trail running e triatlo”. A organização dedica-se a criar percursos que se adequam às diferentes habilidades e interesses dos atletas. Existe um compromisso para com a “diversidade desportiva”. A inovação tem estado sempre presente, algo que não será diferente em 2024. Sérgio Moreira revelou que no Dia Mundial da Criança, 1 de junho, haverá uma grande surpresa que “encantará tanto crianças quanto adultos”.

O seu lema mantém-se e traduz-se em todas as suas ações: “Swimrun Tâmega, mais do que uma corrida, uma experiência que une desafio, superação e alegria, e que aguarda por todos os amantes do desporto e da aventura.”

O Swimrun Tâmega pretende melhorar, cada vez mais, o padrão da sua competição e, ao mesmo tempo, proporcionar uma experiência inesquecível a todos os atletas.