Atualidade Notícias

Barcelos torna-se na primeira Capital Mundial de Saúde Mental

O município de Barcelos recebeu, na sexta-feira, dia 1 de dezembro, o título de primeira Capital Mundial de Saúde Mental. De acordo com a autarquia, o memorando de entendimento assinado prevê a implementação de um plano de ação a “apresentar oportunamente”.

Na última sexta-feira, dia 1 de dezembro, foi atribuída a Barcelos a distinção de primeira Capital Mundial de Saúde Mental. Para Mário Constantino Lopes, presidente da Câmara Municipal de Barcelos, “a promoção da saúde mental é uma responsabilidade de toda a sociedade e deve mobilizar todos os cidadãos, cabendo às autarquias, o papel de dinamização e sobretudo de apoio às instituições que no seu território operam nesta área. E assim temos feito no concelho de Barcelos”.

O acordo de entendimento assinado contempla a execução de um plano de ação que, apesar de ser apresentado “oportunamente”, conta já com duas medidas: a criação de uma Academia da Saúde Mental, para formação na área da Saúde Mental, e a criação de uma Rede Municipal de Saúde Mental, que promova um conjunto de ações e projetos na área da prevenção”, adiantou o autarca.

Tsuyoshi Akiyama, presidente da Federação Mundial de Saúde Mental, instituição que atribuiu a Barcelos o título de primeira Capital Mundial de Saúde Mental, acredita que “a implementação deste plano de ação, com sucesso, vai permitir mostrar Barcelos como modelo global”.