Atualidade Notícias

Obra literária retrata a resistência de Setúbal ao Estado Novo

O Historiador Albérico Afonso Costa escreveu a obra “Setúbal Sob o Estado Novo (1950-1974) – A Resistência a Salazar e a Caetano, 2.º Vol” e apresentou-a na passada quinta-feira, dia 30 de novembro, na Biblioteca Municipal. O livro retrata e investiga os movimentos de resistência ao estado novo em Setúbal e apresenta pequenas biografias de presos políticos ou de personalidades que se destacaram neste luta.

A obra “Setúbal Sob o Estado Novo (1950-1974) – A Resistência a Salazar e a Caetano, 2.º Vol” é assente num trabalho de pesquisa realizado pelo historiador Álberico Afonso Costa. O livro foi apresentado na passada quinta-feira, dia 30, na Biblioteca Municipal de Setúbal, contando com a participação do vereador da Cultura da Câmara Municipal de Setúbal, Pedro Pina; e os professores universitários Carlos Vieira de Faria e João Madeira.

São apresentados movimentos de resistência de “católicos sociais” ao Estado Novo e pequenas biografias de “todos os presos políticos que viveram e desenvolveram a sua atividade em Setúbal” e também dos constavam nos relatórios da PIDE/DGS, mesmo nunca tenham sido presos – indica a obra.

A campanha eleitoral de Humberto Delgado às presidenciais de 1958, as campanhas para as eleições à Assembleia Nacional no distrito de Setúbal e os confrontos entre a polícia são alguns dos momentos mais marcantes da narrativa.

“Esta é uma forma de prestar homenagem aos resistentes, às pessoas que também fizeram história e que devem ser identificadas”

Albérico Afonso Costa.