Atualidade

Qualidade de vida: Braga está na lista das melhores cidades europeias para viver 

Braga, uma das joias do norte de Portugal, entrou para a lista de melhores cidades europeias para se viver, de acordo com um estudo abrangente conduzido pela Comissão Europeia sobre a qualidade de vida nas cidades europeias. Os resultados revelam que uma impressionante maioria de 94% dos residentes no concelho considera Braga um local privilegiado para chamar de lar. 

Este estudo baseou-se em mais de 70 mil entrevistas, abrangendo 83 cidades europeias. A análise incorporou a avaliação de 22 critérios, incluindo desde as nuances do emprego e segurança até as complexidades do transporte público, cuidados de saúde, acessibilidade à habitação e os desafios ambientais, como a poluição. 

Braga não só se destaca como um local atrativo para os seus habitantes, como também revela ser um íman para cidadãos estrangeiros. No ranking das cidades mais acolhedoras para imigrantes, Braga posiciona-se de forma notável em terceiro lugar, com uma respeitável taxa de aprovação de 89%, ficando apenas atrás de Cardiff, com 95%, e Lisboa, com 90%. 

Para jovens casais com filhos, a cidade mantém o seu prestígio, ocupando, também, o terceiro lugar, com 95% dos entrevistados a elogiar as condições propícias para criar uma família. Este reconhecimento coloca Braga num seleto grupo de cidades, liderado por Cardiff, que ostenta uma taxa de 96%. 

A qualidade de vida para a população idosa também se destaca como uma das virtudes de Braga, garantindo o nono lugar no ranking geral, com uma aprovação de 91%. Este reconhecimento reforça a diversidade de atrativos que a cidade oferece aos seus habitantes, independentemente da faixa etária. 

No que diz respeito à segurança, Braga solidifica a sua reputação ao ocupar, novamente, a nona posição no ranking, com 84% dos inquiridos a afirmarem sentir-se seguros durante a noite na cidade. Copenhaga lidera esta categoria com uma taxa de 97%. 

O relatório da Comissão Europeia, que compila as descobertas deste sexto inquérito sobre a qualidade de vida nas cidades europeias, abrange uma extensa lista de 83 cidades da União Europeia, incluindo os países da Associação Europeia de Comércio Livre (EFTA), o Reino Unido, os Balcãs Ocidentais e a Turquia. Este estudo não só destaca a posição privilegiada de Braga no presente, como também possibilita uma comparação com a última edição do inquérito, realizado em 2019, oferecendo uma visão da evolução constante da cidade portuguesa.