Atualidade Notícias

Mais de 50 mil pessoas passaram pelo Batalha em 2023

O Batalha Centro de Cinema acolheu, entre janeiro e dezembro de 2023, mais de 50 mil espetadores, ao longo de 626 sessões de cinema. O espaço cultural localizado na cidade do Porto foi ainda palco de 11 festivais, 13 iniciativas de caráter formativo, bem como de 21 performances e filmes-concertos.

Ao longo do último ano, o Batalha Centro de Cinema recebeu 50.549 espetadores, distribuídos por 626 sessões de cinema, o que perfaz uma média de 81 pessoas por cada exibição. Para além disto, o espaço cultural acolheu 11 festivais e mostras de cinema da cidade, totalizando 22 mil espetadores com a realização de IndieJúnior Porto, Fantasporto, Porto Femme, Arquiteturas Film Festival, Multiplex, BEAST, Queer Porto, Festa do Cinema Francês, Family Film Project, MICAR e Porto/Post/Doc.

A retrospetiva que mais pessoas seguiram foi a “Às Voltas com Cronenberg”, dedicada ao cineasta canadiano David Cronenberg. Na totalidade, 3113 pessoas assistiram aos filmes exibidos ao longo de 36 sessões, o que equivale a uma média de 86 espetadores por sessão. No que diz respeito aos ciclos temáticos apresentados, “Sobre-vestir: Histórias de Cinema e Moda”, foi o mais acompanhado, com uma média de 125 pessoas.

Das 315 sessões de cinema que compuseram a programação do Batalha, 69 foram dedicadas ao cinema português, o que equivale a quase um quarto do programa. Além disso, apresentou 21 performances e filmes-concertos, assim como recebeu 138 convidados para conversas em sessões e palestras.

No universo total de espetadores, 5873 eram alunos de 42 estabelecimentos de ensino que aderiram ao programa “Escolas do Batalha”. Esta programação abrangeu 41 sessões de cinema adaptadas a diferentes níveis de ensino, desde o pré-escolar até ao secundário. As 38 escolas participantes que se localizam no município do Porto beneficiaram de entrada gratuita.

Simultaneamente, o Centro de Cinema promoveu 13 iniciativas de caráter formativo, nomeadamente cursos, workshops, oficinas e grupos de discussão, com a participação de mais de 200 pessoas.