Atualidade Desporto Notícias

Viseu é Cidade Europeia do Desporto em 2024

Eleita Cidade Europeia do Desporto em 2024, Viseu, através do lema “vive o desporto 24 horas por dia!”, pretende demonstrar que a prática de atividade física é para todos, ao longo da totalidade de horas que compõem um dia. Numa celebração conjunta do exercício físico e de Viseu, foi criada uma imagem pensada para o concelho, com elementos distintivos da identidade viseense.

Para tal, inspiração partiu do escudo do herói lusitano Viriato, da imagem maior de Viseu, de um relógio analógico, identificando as 24 horas do dia, de uma roda dentada, demonstrando o sentimento de movimento e trabalho, e ainda da bandeira da União Europeia, exaltando o sentido europeu desta iniciativa. E assim surgiu o logótipo da Cidade Europeia do Desporto 2024.

“Um conceito centrado na importância de reconhecer os benefícios que a prática de atividade física apresenta, não se limitando a desporto de competição ou a desportos de lazer tradicionais. É fundamental salientar que, para uma maior promoção do bem-estar e melhoria da qualidade de vida, cada movimento conta”, reforça a Câmara Municipal de Viseu, em comunicado de imprensa.

Consistência, devoção e dedicação são conceitos que fazem parte do palmarés dos nomes maiores do desporto viseense. “Iluminada pela grandeza” dos atletas, foi pensada uma imagem “que demonstrasse que estes atletas de topo vivem o desporto 24 horas por dia, em diferentes contextos, e que um estilo de vida saudável pode ser adotado por todos”, explica a autarquia. Desta forma nasceu, também, a campanha de comunicação deste ano.

Numa representação de 13 modalidades, nomes como os embaixadores António Silva, Mário Trindade, Joana Cardeal, Rita Figueiredo, Tiago Ferreira e Bárbara Gomes dão rosto a esta campanha, que remete ainda a diversos espaços históricos para a cidade e para o desporto do concelho, como a Sé de Viseu, a Cava de Viriato ou o Estádio do Fontelo.

“Viseu está vestida a rigor para um ano de celebração dos valores do desporto, com a campanha já visível em estruturas de mupis e outdoors pela cidade, bem como nos autocarros urbanos”, conclui.