Atualidade Notícias

Sabores Imaginarius volta a desafiar chefes e restaurantes de Santa Maria da Feira

A iniciativa Sabores Imaginarius volta, dez anos após a primeira edição, a desafiar chefes e restaurantes do concelho de Santa Maria da Feira a preparem demonstrações de gastronomia, que serão servidas, de 23 a 26 de maio, no Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua. O período de candidaturas decorre de 5 a 17 de fevereiro.

A Câmara Municipal de Santa Maria da Feira “promove e alavanca”, desde 2014, os restaurantes oficiais Sabores Imaginarius, através de campanhas de promoção turística e gastronómica nas diferentes plataformas digitais do município e de suportes complementares, “projeto que terá continuidade nesta edição do festival”, garante a autarquia, em comunicado de imprensa.

Existem seis critérios de admissão delineados nas normas de participação na iniciativa Sabores Imaginarius: o conceito de gastronomia criativa, étnica, sustentável e de autor, menus específicos do Festival, com entrada, prato principal e sobremesa, utilização de produtos endógenos sazonais, recurso a produtores locais, qualidade dos produtos, bem como apresentação e criatividade no empratamento.

Na avaliação das propostas, o júri valorizará, em 50%, a utilização de elementos da paisagem gastronómica de Santa Maria da Feira, designadamente produtos, saber-fazer, técnicas, receitas e aspetos culinários/gastronómicos, em 30%, a criatividade da proposta e a sua relação com o tema do festival e, em 20%, o empratamento e o aspeto estético.

Os restaurantes e chefes do concelho que totalizem uma pontuação acima dos 75% do valor calculado a partir dos critérios de avaliação predefinidos, serão selecionados e designados oficiais. Os resultados serão divulgados no dia 5 de março, na página oficial do Imaginarius, assim como comunicados a cada um dos participantes.

“Há mais de uma década que o município feirense e o Festival Imaginarius apostam no potencial criativo da gastronomia local, mas a designação Santa Maria da Feira Cidade Criativa da Gastronomia UNESCO, atribuída em 2021, veio reforçar o reconhecimento e a afirmação de uma estratégica global e estruturada de valorização do património gastronómico da região”, afirma o município.