Atualidade Notícias

Município da Feira convoca mulheres dos 16 aos 105 anos para iniciativa do Imaginarius

O Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua convoca mulheres de Santa Maria da Feira, com idades compreendidas entre os 16 e os 105 anos, para uma criação artística coletiva de teatro-dança. A performance, denominada “De femme à FEMMES”, pretende transparecer irmandade, solidariedade, empoderamento e sensibilidade no feminino.

No âmbito do Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua, o município de Santa Maria da Feira pretende que as mulheres, dos 16 aos 105 anos, integrem a performance “De femme à FEMMES”. Para participar, as interessadas devem enviar, entre 8 de fevereiro e 8 de março, Dia Internacional da Mulher, um e-mail para program@imaginarius.pt, identificado com o assunto “De femme à FEMMES” e carta de apresentação/motivação que sintetize o que entende ser mulher e o porquê de querer participar.

“A ‘De femme à FEMMES’ celebra a libertação e a liberdade na sua dimensão mais íntima e dá às mulheres a oportunidade de se revelarem e inspirarem o público”, garante a autarquia, em nota de imprensa.

Esta ideia, que começou por ser um workshop de pequena escala em França, transformou-se num projeto de continuidade, que já envolveu vários grupos de mulheres, de diversos países, numa encruzilhada entre o poético e o político.

A franco-americana Léa Dant, diretora artística do projeto, vai trabalhar com o grupo local desde o início da criação até à estreia, integrada na programação do Imaginarius, que acontece entre 23 e 26 de maio. Do processo criativo faz parte uma série de conversas e workshops que visam criar um grupo conciso, gerador de envolvimento e emoção, através de uma partilha íntima, que reflita algo maior e universal nas mulheres.

De acordo com a autarquia, a performance destina-se a participantes entre os 16 e os 105 anos, abertas a partilhar os seus sentimentos, desafios, alegrias e experiências com outras mulheres, explorando as valências do movimento e do teatro. “Uma vez que as ações a desenvolver são simples e realizadas em grupo, não é necessária experiência artística, mas é fundamental que as participantes estejam inteiramente disponíveis ao longo de todo o processo”.

A performance será apresentada nos dias 23, em ensaio aberto, 24 e 25 de maio, às 18h30, na Praça da República, junto à Câmara Municipal de Santa Maria da Feira.