Atualidade Notícias

Mostra de Doçaria Conventual e Contemporânea amplia espaço e torna-se ainda maior

A tradição e o contemporâneo voltam a unir-se na Mostra de Doçaria Conventual e Contemporânea, nos dias 9 e 10 de março, em Coimbra. O Convento de São Francisco e, este ano, a Capela da ordem Terceira e a Praça do Restaurante serão palco de diversas performances, como o concerto de Buba Espinho; e showcookings. Já a mostra conta com 47 doceiros nacionais e internacionais. A entrada é livre, à exceção dos espectáculos no Grande Auditório e na Sala Conventual.

A 13º edição da Mostra de Doçaria conventual e Contemporânea, a realizar-se nos dias 9 e 10 de março, promete trazer um evento ainda maior, ao ampliar para outros espaços do Convento São Francisco, isto é, para a Antiga Igreja e para a Praça do Restaurante. Neste seguimento, o número de expositores doceiros cresce também para 47, contando com a presença de Salamanca, Santiago de Compostela e Alicante. O Convento de São Francisco, onde se encontrará a mostra, abre, no dia 9, das 14:00 às 22:00 horas e, no dia 10, das 10:00 às 19:00 horas.

Para além de doces e licores conventuais, a mostra recebe, pela primeira vez, os sabores do arquipélago da madeira através dos produtos regionais de “A Mar, a Terra”.

Ainda pelos doces, realizar-se-ão workshops e degustações ao longo do dois dias, dinamizados pela ADOC (Associação de Doceiros de Coimbra) e EHTC (Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra), com o objetivo de descobrir “formas de inovar os saberes e sabores da região”, explica, em comunicado, o Município de Coimbra. No dia 9, sábado, ainda haverá um espetáculo de Culinária com Joana Barrios, que irá confecionar e recriar uma receita.

Na vertente contemporânea, isto é, na programação artística, destaca-se a peça de teatro imersivo “Comer com os Olhos”, do encenador Giacomo Scalisi e do chef de cozinha Rosário Pinheiro, com texto original de Afonso Cruz e interpretação de Matilde Real. Esta antecipa-se e tem início no dia 8 de março, prolongando-se durante todo o fim de semana. O público poderá preparar e degustar a sua própria refeição durante a peça.

Já no dia seguinte, 9 de março, o evento “Doces Proibidos” alia um momento de leitura de poemas com alusão aos 50 anos do 25 de Abril, pelo coletivo declAmar Poesia; com um workshop dinamizado por mestres chocolateiros do Centro Cavalo Azul, partilhando a confeção do bombom “Sabor da Liberdade”.

Para os mais novos é dinamizado o “Doces Contos”, narrações de contos relacionados com o tema dos doces e, em seguida, realizar-se-á a atividade “À roda do tacho”, onde aprendem a confecionar arroz-doce no Café-Concerto.

Já na música destaca-se o “Há sons na cozinha”, na Praça do Restaurante: um Ensemble de Percussão do Conservatório de Música de Coimbra. O grande momento deste evento será o concerto de Buba Espinho, que assinala os dez anos da elevação do Cante Alentejano a património imaterial da humanidade da UNESCO, partilhando o palco com um grupo coral alentejano – exclusivamente masculino – e com o Coro das Mulheres da Fábrica, as conimbricenses. O espetáculo acontecerá no Grande Auditório do Convento de São Francisco.

A entrada para a XIII Mostra de Doçaria Conventual e Contemporânea é gratuita, à exceção da peça “Comer com os olhos”, com um custo de 22,5€, e do concerto de Buba Espinho, de 11 a 15€. A sua compra já está disponível na bilheteira do Convento São Francisco e na BOL.