Atualidade Notícias

“7 prazeres da Gastronomia” de regresso a Barcelos

Os “7 prazeres da Gastronomia” é chamado por muitos como o “pecado da Gula”, apresentando diversas propostas gastronómicas de restaurantes aderentes do concelho. Barcelenses e Turistas podem fazer parte deste evento que decorre ao longo de todo o ano e dinamiza outras atividades como animação de rua, artesanato e muito mais.

O Município de Barcelos promove uma iniciativa, todos os anos, que já se tornou uma verdadeira tradição gastronómica. “Os 7 prazeres da Gastronomia” é um evento esperado tanto pelos Barcelenses como por turistas, chamando-lhe “pecado da gula”.

Durante todo o ano, aos fins de semana, decorrerão diversos concursos e eventos, onde será sempre possível degustar as diversas iguarias nos restaurantes aderentes. Os setores da restauração, hotelaria e produtos vinícolas estão envolvidos neste programa e outras atividades também foram planeadas, tais como animação de rua, artesanato, caminhadas ambientais, rotas temáticas e percursos pedestres.

O primeiro fim de semana deste evento é já entre os dias 16 e 18 de fevereiro, com a “lampreia do rio Cávado”, participando 17 restaurantes. A Semana Gastronómica do Galo, dos Rojões e das Papas de Sarrabulho decorre de 8 a 17 de março. Já em maio, de 18 a 20, acontecerá o Fim de Semana do Bacalhau, e de 19 a 21 de julho, o Fim de Semana dos Petiscos. Ao aproximar-se o fim do ano, de 11 a 13 de outubro, decorrerá o “Concurso do Galo Assado” e o Pica no Chão terá dedicado o fim de semana de 15 a 17 de novembro.

A pastelaria também não fica de fora e encerrará o evento, com o concurso Barcelos Doce “Tentações de Natal”, a 7 de dezembro.

Os “7 prazeres da Gastronomia” têm vindo a constatar um aumento do fluxo turístico e uma maior dinamização da economia do concelho. A vereadora do pelouro do Turismo, Elisa Braga, ressalta que bateram um recorde de adesão no ano passado, contando com 70 restaurantes e assume que os visitantes de Barcelos associam cada vez mais o concelho à trilogia “gastronomia, artesanato, Caminho de Santiago”.