Atualidade Mulheres Inspiradoras

Bem-vindo ao seu mundo Love begins at home.

No mundo da decoração e da construção civil, a arquiteta Alexandra Gil conseguiu impor-se ao longo do tempo, e hoje a empresa que detém, Groupnew, é solicitada tanto além fronteiras como em Portugal.

Se alguma vez pretender remodelar,  decorar a sua casa, mudar a sua cozinha, criar o closet dos seus sonhos, organizá-lo, ou ainda, ter alguém a gerir o seu imóvel enquanto está fora, saiba que há uma empresa que tem todos esses serviços. Chama-se Groupnew e nasceu em 1992, depois da arquiteta Alexandra Gil ter percebido essa necessidade de mercado aquando trabalhava com o seu pai na empresa familiar do ramo da construção civil.

“Naquela altura o conceito da cozinha para todos era muito pouco trabalhado. Sentia-se que havia uma falha na criação dos espaços projetados. A parte do design da marcenaria era feia, não tinha glamour”, conta a CEO do Groupnew.

Enquanto trabalhou na empresa do seu pai apercebeu-se do nicho de mercado das cozinhas e foi nessa altura que Alexandra Gil criou a sua própria marca, Newkitchen. O objetivo era operar no mercado nacional, sabendo também que iria ter uma dura batalha pela frente, contudo, tinha em conta que iria criar um novo conceito de cozinhas.

“Fui à fábrica de um dos nossos fornecedores e pedi amostras de portas, montei um escritório em casa. Na altura tive uma grande ajuda de uma empresa de elevadores que me facultou uma lista de contactos de clientes. Através disso comecei a fazer contatos, pois este tipo de negócio passa muito pela parte comercial. Mais tarde, consegui fornecer e criar cozinhas para dois prédios em Mafra. Com este negócio abri um escritório na zona histórica de Sintra, onde permanecemos desde 2003 até ao dia de hoje”, contou Alexandra Gil. Esse escritório é um espaço cheio de glamour, com uma vista deslumbrante para a serra de Sintra. Ali os clientes podem escolher o que pretendem comprar, desde a cozinha até aos lençóis.

“Dada a minha formação como arquiteta, as pessoas começaram também a solicitar os nossos serviços na área de projetos, criatividade e obras de remodelação”. O core business no entanto continua a ser as cozinhas, mas com a evolução e análise do mercado deu-se lugar à integração de outros nichos, como por exemplo a decoração de interiores a remodelação de imóveis, a concierge e a mediação imobiliária. Assim, o Groupnew, desenvolveu outras quatro empresas – Newhouse, Newcloset, NewConcierge e Newestate – , destinadas a operar em cada sector específico.

Podemos considerar um vasto leque de serviços que segundo enuncia a arquiteta, “vai de A a Z e o cliente pode entrar nos nossos escritórios e vir com a ideia de comprar uma cozinha, por exemplo, e sair de lá com uma casa completamente nova”.

Em 2014, com a febre dos vistos Gold e com o início da evolução do mercado imobiliário em Portugal, surgiram pedidos de demanda por parte de alguns amigos e clientes brasileiros, “nesse momento percebemos que seria oportuno e bastante relevante a criação de uma empresa de mediação imobiliária, assim nasceu a Newestate, para dar resposta a essas solicitações”, elucida-nos a CEO. “Esta área de mercado é gerida pelo meu marido, Paulo Parente”, completou.

Quanto à Newcloset, revela-se bastante específica na área em que atua e vem provar uma visão inovadora e também a versatilidade dos serviços prestados por Alexandra Gil e a restante equipa – é como se pensassem no que todos nós precisamos, antes sequer de o sabermos -. “É um trabalho muito útil e interessante, uma vez que com a vida corrida dos dias de hoje as pessoas acabam por não ter tempo para a organização, somando o facto de que ,na maioria das vezes, não sabem como organizar os seus próprios pertences”, revela a arquiteta que acredita ter algumas características de personalidade essenciais para este trabalho, “tenho tudo organizado em casa”, sublinhou.

A formação no seu mundo da decoração aufere-lhe uma visão antecipada dos trabalhos que executa, “nas obras, quando chego a uma casa, vejo para além de um espaço vazio e consigo imaginar uma cortina pendurada, a cama, a mesa de cabeceira. É estranho, comparo essa aptidão com a naturalidade com que um músico imagina uma melodia mesmo antes de criar as notas numa pauta”.

A personalidade “é tudo” para que uma mulher se torne numa empreendedora de sucesso, especialmente na área em que atua Alexandra Gil. Não se pode esquecer a equipa nem a atenção ao detalhe e o entendimento personalizado e afável com o cliente. “Não posso impor o meu gosto, todavia, aprecio imenso uma casa clean e com muito conforto”, explica a empresária.

Da ideia à conceção, tudo é exequível num projeto do Groupnew. “Temos cortineira, estofador, carpintaria com quem trabalhamos”, enumera. “Para além da criação de alguns artigos, também trabalhamos os nossos projetos com marcas italianas, tais como Poltrona Frau, Molteni, Roche Bobois, Porada, Arclinea, Cassina, Kartell, Flos, entre outras – tudo o que for possível importar -. Somos uma loja que trabalha com o objetivo de atuar em vários nichos de mercado referente às casas, vamos a todas. Até papel higiénico colocamos no WC”.

Os serviços oferecidos são tantos que rapidamente se percebe porque é que o nome de Alexandra Gil (GroupNew) está envolvido nos projetos mais desafiantes e sonantes e com impacto no panorama internacional. “Temos tido ao longo destes anos, alguns projetos especiais, tais como, Estádio da Luz, Praia do Sal, Edifício Sotto Mayor, Edifício Intercontinental. Mas temos vários trabalhos fora de fronteiras, Paris, Londres, Zurique, Angola e Moçambique. Além disso, temos vários clientes particulares, que fielmente preservamos o seu anonimato, que vão desde o mundo do futebol até ao mundo empresarial. Podemos afirmar que já realizamos alguns sonhos em várias partes do Mundo”, afirmou Alexandra Gil.

Por agora, segundo nos diz a arquiteta em jeito de brincadeira, “falta realizar o sonho da minha própria cozinha”. Talvez uma ironia, mas já o ditado diz que ‘em casa de ferreiro, espeto de pau’. “Comecei por trabalhar na minha cozinha há 20 anos, mas há 15 que está em standby, os clientes é que são a prioridades”, diz-nos a empresária deixando entre linhas a agitação das suas rotinas profissionais.

Alexandra Gil é o exemplo de uma liderança de referência. A humildade e o caráter lutador aliados à sua força comercial compõem um perfil de sucesso. Viver num “mundo muito masculino”, como o da construção civil, fê-la ganhar resistência para ultrapassar obstáculos.

O sucesso da Groupnew passa pela equipa que constitui a empresa, em especial a arquiteta Francisca Lombert, colaboradora há 18 anos, e a designer de interiores a arquiteta Margarida Moisés. “Este trabalho é altamente stressante, porque são muitas as áreas em que atuamos. É sempre uma correria contra o tempo para terminar as obras. É o caso de uma grande obra e de um grande desafio, que estamos a terminar neste momento. Trata-se de uma remodelação total de uma área que ronda os 400m2, localizada na zona de Sintra, cujo projeto é da nossa autoria e é bastante arrojado. Realmente é a loucura”,

A nossa entrega a qualquer projeto é total, por isso o nosso slogan é :
“Love begins at home”, conclui a CEO do Groupnew, Alexandra Gil.