Turismo

Santo Tirso tem um novo espaço hoteleiro

Localizado no coração de Santo Tirso, o hostel 8 Villages Executive, que abriu portas recentemente, apresenta-se como uma proposta ousada. Jorge Silva é o mentor de um projeto que promete ser mais que uma oferta hoteleira e que no início de Setembro contará com mais novidade.

Por vezes existe um cinzento pelo meio. É exatamente neste espectro de cor que entra o 8 Villages Executive, um alojamento aberto há poucas semanas situado bem no centro de Santo Tirso. Não porque não tenha cor, mas porque nos faz hesitar no momento de o classificar: será hostel ou hotel?

Apesar de se designar como hostel, as comodidades são as mesmas que as de um hotel. A entrada anuncia o cuidado em cada recanto e a excelência do serviço. Ao todo são 8 quartos duplos, equipados ao rigor de uma unidade hoteleira requintada. O espaço amplo e confortável faz esquecer que estamos num hostel, fazendo realçar a ideia de que por vezes nos temos de desprender de preconceitos.

Jorge Silva é o mentor deste projeto arrojado e com pretensões de se tornar referência na região. Depois do sucesso na restauração, onde faz sucesso com o grupo Excelência, decidiu expandir o seu ramo de negócios. A pretensão em criar um projeto neste ramo já vinha detrás, “entretanto surgiu a oportunidade deste mesmo espaço e decidimos fazer esta aposta”, explicou o gerente. Mais do que uma concretização pessoal o 8 Villages Executive “pretende colmatar a falta de alojamento em Santo Tirso e posicionar-se com uma oferta diferenciada”, sublinhou.

Aliado ao primor do 8 Villages Executive, a sua localização revela-se como um dos fatores de diferenciação. “Estamos muito próximos do Porto e temos uma linha de comboio que faz a ligação entre o Porto, Guimarães e Braga. São milhares de turistas que passam aqui ao lado”, esclareceu Jorge Silva reforçando a proximidade ao Porto (sensivelmente 15 minutos de distância) e também de Braga (que se encontra a 20 minutos de distância). “Além disso estamos na praça central da cidade com vários bares ao lado. Aliado a isso há uma oferta de turismo muito interessante como o Mosteiro de São Bento e o Museu Internacional de Escultura Contemporânea”, acrescentou.

Diz-se que Santo Tirso será uma das cidades com maior número de espaços verdes por habitante e basta lá chegar para constatar que os parques e jardins estão por todo o lado. De facto não faltam motivos para visitar todo o conselho, e o 8 Villages Executive propõe-se a ser um dos polos dinamizadores do turismo.

Aliado ao hostel existe ainda um espaço destinado à restauração. Apesar de a inauguração ser apenas no início de setembro, Jorge Silva levantou o pano sobre aquilo que será esta oferta: “decidimos criar um novo conceito para chegarmos a um publico alvo mais jovem e diferente daquele a que chegamos através do Restaurante Wine House e do Take Away Praceta dos Carvalhais. Teremos um espaço para 40 pessoas, e apesar de ainda não poder fazer grandes revelações posso garantir que será um espaço com uma oferta diferente. No início de setembro iremos fazer a inauguração para apresentar esse espaço”.