Gastronomia | Vinhos

A paixão de reunir todos à volta da mesa

Ana Afonso mudou de vida para fazer o que a deixa feliz. Em quatro anos, o sucesso do seu Dominó Tasca Japonesa, em Leça da Palmeira, conseguiu chamar a atenção do mundo.

A paixão de reunir todos à volta da mesa O facto de ter uma família grande, que a dada altura incluía os sete filhos e outros familiares próximos, fez com que Ana Afonso tivesse desenvolvido a capacidade de fazer diariamente refeições completas para várias pessoas. Nada que fizesse por obrigação, pois a empresária adora cozinhar e receber. Em 2015 decidiu fazer isso a tempo inteiro e profissionalmente.

“Cheguei a trabalhar em quase todos os setores: ramo automóvel, construção, saúde, confeção, discotecas. Sempre me empenhei em tudo mas não gostava do que fazia”, contou a proprietária do Dominó Tasca Japonesa que geria os negócios com o pai até que se “libertou” e mudou de vida. “Pensei: ‘Vou morrer infeliz se não fizer o que gosto. Se não fizer, não sei como correu’. E arrisquei”.

O sonho de ter uma tasca, “uma coisa pequena”, ganhou rapidamente forma. A 1 de maio de 2015 abriu o Dominó Tasca Japonesa, em Matosinhos. “Seria um espaço para eu cozinhar. Sou autodidata e foi algo que nasceu comigo. Em casa fazia tudo: comida portuguesa e internacional, especialmente a mexicana que adoro”.

Apostou na cozinha japonesa, porque era algo que faltava na zona, e chegou ao nome do restaurante ao pensar nos jogos que existiam antigamente nas tascas. O sucesso foi imediato, ao ponto de ter de se mudar para um espaço maior em Leça da Palmeira, no início deste ano.

Ana Afonso

O peixe é da costa e a qualidade distingue-o dos restaurantes de sushi. Mas nem só de peixe ou sushi é feito o cardápio. As sobremesas são da autoria de Catarina Reis, chef pasteleira e filha de Ana, no entanto a cúpula de chocolate, uma espécie de ovo Kinder, que derrete e tem gelado de baunilha dentro, é o ex-líbris da tasca. Criada pela proprietária, vai-se manter no menu novo, que será apresentado já este mês. “Vamos manter os combinados e as tapas e apostar na cozinha mesmo típica japonesa com um caril, que é mais denso, e as massas yakisoba, de forma a agradar a todos os palatos”.

Os preços vão ser ainda mais acessíveis, tendo um menu a dez euros, mas a atenção aos clientes continua a mesma. “Tenho clientes de norte a sul do país e estrangeiros, que nos chegam através do TripAdvisor. Leio os comentários todos, mas prefiro o feedback que é dado entre portas”, realçou a empresária, cujo lema de vida é “fazer o que nos faz felizes e ser os melhores”

Aproveite o The Fork Fest para conhecer o Dominó Tasca Japonesa por metade do preço, até 3 de Novembro de 2019.